Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Municípios com menor vacinação têm alta de casos de Covid-19, diz diretor da CNM

    À CNN, Nélio Aguiar disse que não adianta ter capitais com alto nível de vacinação, mas com problemas no interior

    Foto: Getty Images (FatCamera)

    Amanda Garcia e Alessandra Ferreira, da CNN Rádio

    O diretor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Nélio Aguiar, vê com preocupação a distribuição desigual de vacinas contra a Covid-19 entre as cidades e estados.

    Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (25), ele, que também é prefeito de Santarém-PA, disse que o número de casos tem aumentado em locais com problemas com a segunda dose ou que não estão avançando em outras faixas etárias.

    “Está surgindo uma desigualdade da vacina, não existe uniformidade na distribuição para que todos vacinassem ao mesmo tempo, na mesma faixa etária, o ideal era grande articulação do Ministério da Saúde, junto com as secretarias estaduais”, defendeu.

    De acordo com Nélio, 30% dos municípios que identificaram aumento no número de casos, também são menores e “não estão tendo vacinas”. “Tem que ser um enfrentamento estratégico, não adianta ter capital vacinada e interior com problemas”.

    Kit Intubação

    Nélio Aguiar também afirmou que a CNM monitora junto aos municípios e as secretarias de Saúde os estoques do kit intubação – conjunto de medicamentos utilizados para intubar pacientes com casos graves de Covid-19.

    No último levantamento, Nélio disse que as regiões Sudeste e a Sul são as com as piores situações, com 199 municípios enfrentando problemas.

    Ele destaca que não faltam medicamentos: “O problema são as distribuidoras dos medicamentos que não conseguem cumprir a demanda junto à indústria, e solicitamos apoio às secretarias de saúde”.