Mourão diz ser favorável à vacinação de crianças de 5 a 11 anos
O vice-presidente disse à CNN Brasil que acompanha a decisão das autoridades sanitárias, que liberaram a imunização para a faixa etária

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira (7) à CNN Brasil ser favorável à vacinação contra o coronavírus da faixa etária de 5 a 11 anos.
“Eu acompanho a decisão dos responsáveis pelo assunto”, disse o general da reserva em referência às autoridades sanitárias.
A posição do vice-presidente é um contraponto à do presidente Jair Bolsonaro que, em sua live semanal na quinta-feira (6), criticou a vacinação infantil.
A declaração foi concedida um dia depois de o Ministério da Saúde ter anunciado o cronograma de imunização infantil no país. “A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] lamentavelmente aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos. A minha opinião eu quero dar para você aqui. A minha filha de 11 anos não será vacinada”, disse.
Nesta quarta-feira (6), o Ministério da Saúde voltou atrás na decisão de exigir prescrição médica para a vacinação infantil, que não será obrigatória. A previsão é que a imunização comece em dez dias.
Na entrevista desta manhã, Bolsonaro questionou: “Eu pergunto, você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho”.
Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, 311 crianças de cinco a 11 anos morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia.
Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19:
- 1 de 11
Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19 • Myke Sena/MS
- 2 de 11
O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações • Cassiano Psomas/Unsplash
- 3 de 11
Use máscara o tempo todo • Getty Images
-
- 4 de 11
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo • Conscious Design/Unsplash
- 5 de 11
Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão • Nathan Dumlao/Unsplash
- 6 de 11
Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo • Sven Mieke/Unsplash
-
- 7 de 11
O lixo produzido precisa ser separado e descartado • Kinga Lopatin/Unsplash
- 8 de 11
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% • Nathan Fertig/Unsplash
- 9 de 11
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária • Daniel Hansen/Unsplash
-
- 10 de 11
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo • Bermix Studio/Unsplash
- 11 de 11
Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores • Chris Greene/Unsplash
O presidente falou ainda sobre possíveis efeitos colaterais da vacina e sugeriu que a população procure conselhos, mas não necessariamente de médicos.
“Converse com os seus vizinhos. Quantos garotos contraíram Covid e não aconteceu absolutamente nada com ele?”, sugeriu Bolsonaro.