Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Minoxidil funciona para deixar sobrancelhas cheias? Especialistas respondem

    Substância é conhecida por eficácia ao combater queda capilar

    Caroline Ferreirada CNN

    De tempos em tempos, as sobrancelhas ganham destaque nas redes sociais, seja pelo formato, técnica de alinhamento dos fios ou até mesmo a espessura. Acompanhando as tendências de moda, elas também são cíclicas, às vezes mais finas e arqueadas, outras mais volumosas e retas. Hoje, as intervenções para retirada total ou parcial da penugem, deram espaço para a estética mais natural possível, longe de desenhos falsos feitos a partir de lápis e sombras apropriadas.

    Nessa tendência, em busca do visual mais “clean” e bem preenchido, há quem recorra ao uso do minoxidil, conhecido por sua eficácia quando o assunto é queda capilar. Mas será que a substância pode, de fato, ser utilizada na área facial?

    À CNN, Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o minoxidil é um medicamento vasodilatador tópico, amplamente utilizado no tratamento de alopecia androgenética e outros tipos de queda de cabelo, seja em homens ou mulheres.

    O produto também pode ser recomendado para aumentar o crescimento de pelos em regiões específicas. “A função é estimular o crescimento capilar, aumentando a fase anágena, ou seja, de crescimento dos folículos pilosos, ampliando também a espessura dos fios”, conta.

    Na área das sobrancelhas, o uso pode resultar no aumento da densidade dos pelos, tornando-as mais cheias. “Isso ocorre porque a medicação promove o crescimento de novos fios e o espessamento daqueles já existentes”, pontua.

    Necessitando de supervisão especializada, o minoxidil, no entanto, é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao produto, gestantes, lactantes e em pessoas com problemas cardíacos, sem a orientação médica. “Além disso, deve-se evitar o uso em áreas irritadas ou lesionadas da pele”, acrescenta Lucas.

    Dosagem, prazo e alertas

    Também à CNN, Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, reforça que há dosagem correta para que o produto seja aplicado na área a ser tratada. Segundo ele, tudo varia conforme a concentração do minoxidil.

    “Em geral, utiliza-se 1 ml de solução tópica duas vezes ao dia no couro cabeludo. Para as sobrancelhas, a quantidade aplicada deve ser mínima, apenas para cobrir o espaço desejado“, diz.

    O resultado iniciais podem ser observados entre três e seis meses diante do uso contínuo. No entanto, a resposta é individual e pode variar. “Além do minoxidil, uma dieta rica em vitaminas, especialmente biotina, pode contribuir para o crescimento saudável dos pelos. Vale evitar a depilação excessiva e seguir uma rotina de cuidados regulares”, recomenda o profissional.

    Passo a passo para usar minoxidil nas sobrancelhas

    1. Lave e seque bem a área a ser tratada;
    2. Aplique a quantidade indicada de minoxidil com auxílio de um aplicador ou cotonete;
    3. Espalhe suavemente o produto, evitando o contato com áreas fora do tratamento;
    4. Deixe o produto secar naturalmente;
    5. Lave as mãos após a aplicação.

    Pincéis de maquiagem: saiba como higienizá-los em casa

    Tópicos