Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos de UTI para Covid em todo país
Custeio valerá por 30 dias e contemplará 14.254 leitos de UTI adulto e pediátrico
O Ministério da Saúde, decidiu prorrogar por 30 dias o custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por todo país.
A informação foi confirmada em nota pela pasta, que diz que a medida foi tomada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Segundo o Ministério, a medida vale para 14.254 leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico.
De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, o governo federal vai reabrir 400 leitos na capital fluminense.
São 250 novas vagas no Hospital Federal de Bonsucesso e mais 150 no Clementino Fraga Filho.
O governador do Piauí, Wellington Dias, que é coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, se manifestou afirmando que a decisão foi “acertada”. “Importante decisão para um momento em que vários estados e municípios têm muitas regiões de saúde com elevado número de pacientes, e não só para Covid, mas também outras doenças. Decisão acertada e agradecemos”, diz a nota.
Relembre o pedido
Os governos tentavam prorrogar o contrato de leitos excedentes aos estados, que terminaria no dia 31 de janeiro.
As tratativas foram encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem estava à frente das conversas eram o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.
O texto do MS ainda informa que a pasta segue monitorando a situação epidemiológica no país e caso seja necessário novas prorrogações a pasta irá avaliar.
Avanço da Ômicron
A medida vem em meio ao avanço da variante Ômicron no país. Na quarta-feira (19), o Brasil bateu recorde e registrou 200 mil casos de Covid em 24 horas.
Um dia depois, na quinta-feira (20) o mundo também alcançou recorde, com 3,79 milhões de casos da doença. A variante Ômicron, muito contagiosa, é associada a altos índices de novas infecções.
- 1 de 11
Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19 • Myke Sena/MS
- 2 de 11
O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações • Cassiano Psomas/Unsplash
- 3 de 11
Use máscara o tempo todo • Getty Images
-
- 4 de 11
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo • Conscious Design/Unsplash
- 5 de 11
Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão • Nathan Dumlao/Unsplash
- 6 de 11
Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo • Sven Mieke/Unsplash
-
- 7 de 11
O lixo produzido precisa ser separado e descartado • Kinga Lopatin/Unsplash
- 8 de 11
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% • Nathan Fertig/Unsplash
- 9 de 11
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária • Daniel Hansen/Unsplash
-
- 10 de 11
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo • Bermix Studio/Unsplash
- 11 de 11
Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores • Chris Greene/Unsplash