Ministério da Saúde negocia compra de doses de vacina da gripe para 2022
De acordo com o governo, as negociações já foram iniciadas com o Instituto Butantan


O Ministério da Saúde afirmou em nota neste sábado (18) que iniciou as tratativas para a compra das doses do imunizante contra a gripe junto ao Instituto Butantan. Segundo o comunicado, a ação ocorre normalmente igual a todos os outros anos.
O anúncio veio após o governador de São Paulo, João Doria, afirmar nesta sexta-feira (17), que o “governo federal até agora não havia encomendado as vacinas da gripe”, o que, segundo ele, era feito em novembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 foram aplicadas cerca de 67,9 milhões de doses em todo o país, e distribuídas 80 milhões para todos os estados e Distrito Federal para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.
O imunizante encomendado é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o hemisfério sul e contempla em sua composição a variante Darwin do vírus H3N2, circulante no país neste momento.
Cuidados básicos para se prevenir contra gripe e Covid-19:
- 1 de 6
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. Evite aglomerações e locais fechados, quando possível, e mantenha a utilização de máscaras em ambientes lotados • Rovena Rosa/Agência Brasil
- 2 de 6
Higienize as mãos frequentemente com água e sabão • Fran Jacquier/Unsplash
- 3 de 6
Utilize álcool gel quando estiver fora de casa • Marcello Casal Jr./Agência Brasil
-
- 4 de 6
Mantenha os ambientes ventilados • Daniel Hansen/Unsplash
- 5 de 6
Evite tocar os olhos e a boca • Getty Images/Westend61
- 6 de 6
Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe • Thamyres Ferreira/MS
-