Meningite é grave e se inicia com um quadro de resfriado, diz infectologista
Cidade de São Paulo registrou ao menos 10 mortes por meningite no ano de 2022; prefeitura reforça a necessidade da vacinação de crianças e adolescentes
Em entrevista à CNN, neste domingo (9), Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a meningite é grave e se inicia com um quadro de resfriado. A infectologista alertou para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas.
“O importante é que todos entendam que a meningite é grave, ela se inicia com um quadro de resfriado, às vezes um mal-estar, uma diarreia e em até 24 horas pode levar à morte. Mas, alguns sintomas devem ser motivos de atenção: rigidez de nuca, quando a pessoa não consegue encostar o queixo no tórax, febre e sinais que são gerais de tantas outras doenças”.
A cidade de São Paulo registrou ao menos 10 mortes por meningite no ano de 2022. A prefeitura reforça a necessidade da vacinação de crianças e adolescentes.
Já no Rio de Janeiro, o número de casos de meningite meningocócica no estado aumentou 55,5%, entre janeiro e setembro de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021.
A infectologista disse ainda que a prioridade é vacinar as crianças e os adolescentes. “Não há necessidade de vacinar adultos, precismos vacinar as nossas crianças e adolescentes que tem a vacina gratuitamente pelo SUS”.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
*Publicado por Pedro Zanatta, da CNN