Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lotação de leitos por Covid-19 prejudicará cirurgias, alerta infectologista

    Aumento de internações fará quem sofre de doenças crônicas esperar mais por tratamento, explica Roberto Medronho

    Da CNN, em São Paulo

     O crescimento de casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas têm preocupado profissionais da área de saúde. O infectologista e coordenador do grupo de trabalho de combate ao coronavírus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, alerta, em entrevista à CNN neste sábado (21) que, caso as internações aumentem, quem sofre de doenças crônicas e precisa de cirurgias ou tratamento pode ser prejudicado.

    “Quando reabrimos os leitos para os casos não-Covid e remarcamos as consultas, os casos vieram com muitas complicações pois ,com a falta de acompanhamento mais próximo por muitos meses, ficaram mais graves. Isso vai trazer problema para quem tem doenças crônicas, que vai ficar mais um período, provavelmente, sem acompanhamento médico”, explica.

    Leia também
    Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de Covid-19
    “É um momento de alerta”, diz médica sobre aumento de casos de Covid-19 no país
    Com quase 170 mil mortos, Brasil falará sobre superação do coronavírus no G20

    O infectologista Roberto Medronho (21.nov.2020)
    Foto: Reprodução/CNN

     

    Os números preocupam – o país já ultrapassou 6 milhões de infectados – e ações devem ser tomadas, afirma. “O aumento de casos no Brasil inteiro tem sido muito consistente. Precisamos reavaliar as medidas de isolamento, tendo como prioridade evitar ao máximo que esse número exploda. As autoridades devem adotar as medidas necessárias em caso de um aumento consistente de casos e estresse no sistema de saúde”.

    (Publicado por Luiz Raatz)