Lewandowski aceita resposta de governo sobre vacinação infantil
Ministro informou que houve “perda de objeto” dos pedidos movidos pela oposição para exigir vacinação de crianças
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, declarou que houve “perda de objeto” dos pedidos movidos pela oposição para exigir vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, depois que o governo confirmou que irá iniciar a imunização.
Lewandowski havia estipulado prazo até esta quarta-feira (5) para que o governo se manifestasse sobre a necessidade e resultado da consulta e da audiência pública abertas para discutir a vacinação infantil no país. Apesar do protocolo do STF apontar que as respostas chegaram minutos antes de acabar o dia, o governo se manifestou diretamente ao ministro Lewandowski antes da entrevista coletiva em que anunciou publicamente o cronograma de vacinação.
O pedido havia sido apresentado dentro de ações da oposição. Há uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em que PT, PCdoB, PSOL, PSB e Cidadania questionam a atuação do governo no processo de vacinação contra o coronavírus no país. A ação é ampla e desde o fim de 2020 tem sido atualizada com pedidos para pressionar o governo na adoção de medidas contra o coronavírus.
Também havia o mesmo pedido proposto em outra ação da Rede Sustentabilidade. O ministro Lewandowski se manifestou em ambas.