Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Isolamento nas comunidades realmente é um problema’, diz secretário do RJ

    Edmar Santos, o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, falou sobre estratégias para conter epidemia de coronavírus (COVID-19) 

    O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou à CNN, nesta quarta-feira (1º), que a pasta considera um desafio lidar com o coronavírus nas comunidades e vê que há problemas em pedir isolamento social nesses locais.

    “Esse vai ser um grande desafio, não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil todo. Infelizmente nós temos um passivo social enorme, não só na área habitacional, mas de saneamento. Na guerra, você luta com as armas que tem. Então, esse é o cenário que nós temos e nos programamos para fazer um enfrentamento da melhor maneira possível dentro dele. O isolamento [nas comunidades] realmente é um problema”, avaliou.

    Santos ainda disse que a secretaria tem tentado conseguir hotéis para acomodar pessoas do grupo de risco que vivem nas comunidades, mas que a adesão desse tipo de programa tem sido baixa. “Tentamos uma estratégia de sensibilizar gente com mais recursos e empresariado para nos apoiar com a locação de hotéis para poder retirar os mais vulneráveis desses ambientes de muita aglomeração”, explicou. “A Prefeitura do Rio também está tentando a mesma coisa, mas até a adesão dos moradores de querer sair de casa e ir para hotéis é baixa, então estamos ainda engatinhando com essa estratégia”.

    Com isso, o secretário disse que o que tem sido feito é o monitoramento do coronavírus nas comunidades para medidas futuras. “De resto, vamos monitorar de perto essas comunidades para entender como o vírus está entrando e circulando nelas, para poder, na medida que a coisa comece a ampliar de gravidade, ter estratégias novas de como remanejar essas pessoas”, disse.

    Nesta quarta, a Prefeitura do Rio informou que já está hospedando em hotéis alguns idosos de comunidades, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus. Ao todo, 20 hotéis estão cadastrados para a iniciativa.

    Isolamento social

    O secretário estadual de Saúde do Rio ressaltou que o isolamento social tem sido efetivo para conter a doença no estado e que um levantamento já mostra que ajudou a salvar vidas no estado. “São dados precoces, mas todas as curvas que estamos acompanhando com o grupo de cientistas mostram uma tendência ao achatamento que tantos buscávamos. A diferença de projeção de óbitos entre o que seria a situação original e com a nova curva que temos já prevê que salvamos mil vidas”, informou.

    Contudo, ele frisou que é importante manter a medida. “Isso não é para dizer à população que já está tudo certo e pode sair às ruas, muito pelo contrário. É para dizer que o esforço e o sacrifício de ficar em casa está valendo a pena e é preciso que a gente continue ficando em casa”, pediu.

    Até a tarde de terça-feira (31), o Rio de Janeiro registrou 708 casos confirmados da COVID-19, 23 óbitos, 111 internações e 49 mortes em investigação por suspeita de coronavírus, segundo dados são da plataforma Painel Coronavírus, que é atualizada pela Secretaria de Saúde do estado.

    Tópicos