Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ioga e meditação reduzem sintomas de déficit de atenção em crianças, diz estudo

    No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes falou sobre pesquisa de universidade russa que comprovou benefícios das práticas para aliviar TDAH

    Da CNN, em São Paulo

    Na edição desta sexta-feira (9) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o transtorno de défict de atenção com hiperatividade (TDAH). Pesquisa de uma universidade na Rússia mostrou que as crianças que fazem exercícios de ioga e respiração têm uma redução nos sintomas do TDAH.

    “Sabemos que cerca de 3% a 5% da população pediátrica pode apresentar déficit de atenção e até mesmo com hiperatividade, porque existe uma diferença entre eles”, disse o médico.

    “A pessoa pode ter alteração da atenção sem ter uma psicomotricidade exacerbada, mas, em alguns casos, isso aparece porque temos um descontrole no córtex pré-frontal e em outra estrutura chamada sistema reticular, que faz que com a gente fique atento aos elementos novos que surgem no ambiente”, explicou Gomes.

    O neurocirurgião listou os sintomas típicos que se manifestam em crianças com TDAH:

    • Agressividade;
    • Hiperatividade;
    • Inquietação;
    • Irritabilidade;
    • Ansiedade;
    • Alteração da memória, em especial a de curto prazo.

    “Pessoas com essas características, tendo diagnóstico ou não [de TDAH], que submetem-se a exercícios como ioga e meditação focam no ‘aqui e agora’. Sabemos que isso impacta no crescimento da córtex cerebral, temos trabalhos mostrando que pessoas que fazem meditação, depois de um período de semanas, já têm uma alteração cerebral que é benéfica, abrandando esses tipos de sintomas”, afirmou Fernando Gomes.

    Mulher praticando ioga
    Mulher praticando ioga: prática em crianças com TDAH podem reduzir sintomas de transtorno
    Foto: Reprodução/Pixabay