Insumos para 12 milhões de doses da vacina de Oxford chegam ao Brasil no sábado
O primeiro lote de IFA desembarcou no Brasil em 6 de fevereiro. O material chegou a menos 55 graus celsius e já foi descongelado pela instituição
Está previsto para noite desta quinta-feira (25) o embarque de mais dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo no aeroporto de Pequim, na China, em direção ao Brasil.
O material é suficiente para produzir cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e deve chegar ao país no sábado (27), segundo a Fiocruz. O horário e o trajeto da carga ainda não foram informados pela instituição.
O primeiro lote de IFA desembarcou no Brasil em 6 de fevereiro. O material chegou a menos 55 graus celsius e já foi descongelado pela instituição. A próxima etapa prevê a produção de lotes de teste e o envio de um protocolo de produção para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A CNN apurou que isso deveria ter sido feito até 17 de fevereiro, mas que um novo cronograma prevê a conclusão dessa fase entre os dias 15 e 19 de março.
Esse passo é fundamental para a produção das vacinas porque a Fiocruz só pode usar o IFA importado após a validação da Anvisa. Procurada, a instituição não explicou o motivo do atraso.