Indonésia vai começar testes em humanos de vacina da Sinovac contra a Covid-19
Candidata a vacina é a mesma testada no Brasil
Testes de uma potencial vacina contra a Covid-19 em humanos devem começar na próxima semana na Indonésia, em uma colaboração entre a empresa estatal farmacêutica Bio Farma e a chinesa Sinovac Biotech, disse um pesquisador do grupo nesta quinta (6).
O início do teste da vacina ocorre no momento em que a Indonésia sofre para conter a disseminação do novo coronavírus, com uma escalada constante dos números de casos confirmados de Covid-19.
Leia também:
Vacina poderá ser produzida em outubro, diz diretor do Butantan
Governo assina nesta quinta MP para compra da vacina de Oxford contra Covid-19
A terceira fase dos testes está programada para ter início em 11 de agosto e deve envolver 1.620 voluntários entre 18 e 59 anos, afirmou o professor Kusnandi Rusmil, chefe de pesquisas da Universidade Padjadjaran, de Bandungue, a repórteres.
A potencial vacina da Sinovac contra o coronavírus já está sendo testada no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo do estado de São Paulo.
Metade dos participantes receberá a vacina ao longo de um período de seis meses e o restante receberá um placebo, disse Rusmil, pontuando que 800 pessoas se voluntariaram até agora.
“Queremos ter nossas vacinas para podermos usá-las em nosso povo”, disse Rusmil, a repórteres.
Até quarta-feira, a Indonésia tinha registrado 116.871 casos de Covid-19 e 5.432 mortes —os maiores números do Leste Asiático.
A pandemia de coronavírus levou a uma corrida global pela vacina, com mais de cem em desenvolvimento e por volta de uma dúzia já sendo testada em humanos.