Índice de testes positivos para Covid-19 cresce em abril, aponta Abrafarma
Na duas primeiras semanas do mês, 9,31% dos exames confirmaram casos da doença; na última semana de março taxa era de 7,28%
Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) aponta que, nas duas primeiras semanas de abril, o número de testes rápidos cujos resultados deram positivos para a Covid-19 chegou em 11.904, o que corresponde a 9,31% do total de atendimentos.
A fim de comparação, na última semana do mês de março a taxa era de 7,28%, sendo a menor em quatro meses. Os números consideram testes realizados em farmácias associadas à Abrafarma.
Desde que implementaram o serviço, há dois anos, as companhias realizaram 16.996.924 testes rápidos. Destes, 3.863.727 foram positivos, ou seja, 23%.
Nesta quarta-feira (27), o Brasil registrou mais 245 mortes em decorrência da Covid, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em 24h foram contabilizados 20.943 novos casos.
Devido à tendência de baixa nos números, especialmente de hospitalizações e óbitos, estados e municípios estão flexibilizando as medidas restritivas. O Ministério da Saúde decretou, inclusive, o fim do estado de Emergência provocado pela doença.
O CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, avalia com apreensão a medida. “As prescrições digitais, os programas de telessaúde e a entrega em domicílio de produtos controlados representam avanços inegáveis para estimular o acesso e a adesão aos tratamentos. Aguardamos que surjam novas regulamentações para preservar essas conquistas”, ressalta.