Recife: idosos acima dos 80 anos começam receber dose de reforço contra a Covid
Grupo é o que mais está adoecendo com a forma grave da doença em Pernambuco; reforço começa a ser aplicado nesta quinta-feira (24)


De cada dez pacientes internados pela Covid-19 em Pernambuco, seis não estão em dia com as doses da vacina contra a doença. Dados da secretaria de Saúde de Pernambuco apontam também que os idosos são os que mais estão adoecendo com a forma grave da doença. O reflexo disso é o aumento no número de internações.
O último levantamento técnico da pasta apontou grande percentual de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19, nos leitos de terapia intensiva e enfermaria nas unidades de saúde pernambucanas.
Diante do cenário epidemiológico, municípios do estado receberam nesta quarta-feira (23), lotes específicos para vacinar quem tem mais de 80 anos. Em Pernambuco são 264 mil pessoas nessa faixa etária.
Recife inicia a aplicação das doses nesta quinta-feira (24). O imunizante pode ser aplicado naqueles que tenham recebido a segunda dose de reforço, também chamada de 4ª dose, há pelo menos quatro meses.
Na capital pernambucana, cerca de 21.800 pessoas nesta faixa etária estão aptas a serem imunizadas. A vacinação poderá ser feita de maneira espontânea, ou seja, sem agendamento. Mas, quem preferir, pode fazer a marcação no site ou pelo aplicativo Conecta Recife.
As vacinas estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas mais de 150 salas de vacina da cidade.
A secretaria municipal de Saúde informa que, nestes locais, a abertura de frascos é feita em dias específicos, conforme organização do território para minimizar as perdas de doses.
O imunizante utilizado, nesta etapa da vacinação será o da Pfizer/BioNTech. No dia da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além do comprovante de que já completou o ciclo vacinal. A versão digital também é aceita.
“Considerando que os idosos acima de 80 anos sofrem com a imunossenescência, perda progressiva da imunidade associada ao avanço da idade, o que é um grande fator de risco para adoecimentos graves pela Covid-19, Pernambuco decide, neste momento, autorizar a aplicação de uma terceira dose de reforço nesta população, garantindo, assim, uma proteção mais robusta aos nossos idosos. Sabemos, também, que o cenário atual aponta uma falta de disponibilidade, por parte do governo federal, de imunizantes que atendam toda a população”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.