Governo do RJ prevê vacinar maiores de 18 anos até outubro em calendário
Segundo o cronograma, o estado deve seguir a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e puérperas com fatores de risco até junho


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (26) a primeira edição do calendário unificado de imunização dos fluminenses contra o novo coronavirus. O cronograma foi publicado no Diário Oficial através de uma deliberação conjunta com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Rodrigo Alves Torres Oliveira. O calendário prevê a vacinação de toda a população maior de 18 anos até outubro.
Segundo o cronograma, o estado deve seguir a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e puérperas com fatores de risco até junho. Nesse período, também devem ser vacinadas as pessoas em situação de rua e os chamados grupos especiais (presos, funcionários do sistema prisional, professores e integrantes das forças de segurança e salvamento) e a população geral de 59 a 55 anos. O texto determina que 20% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde sejam reservadas até que os grupos prioritários sejam imunizados.
Em julho, está prevista a vacinação de pessoas com 45 a 54 anos. Em agosto, de de 35 a 44 anos. Em setembro, de 25 a 34 anos. E em outubro, o último grupo, de 24 a 18 anos. Os dias e as semanas de cada mês não são citados na publicação.
O calendário é similar ao divulgado pela prefeitura do Rio no dia 12 de maio. Na ocasião, Eduardo Paes afirmou que pretende aplicar a primeira dose em toda a população do município com mais de 18 anos até outubro. Através das redes sociais, Paes afirmou que o município vai manter as datas já anunciadas.
A Secretária da Saúde explica que o andamento do calendário está associado ao envio de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde, o que tem acontecido de forma gradativa, mas sem regularidade de volume. A primeira edição do calendário seguirá a ordem dos grupos prioritários definidos no Programa Nacional de Imunizações, composto pelas pessoas com:
- comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente com benefício de prestação continuada (BPC);
- autismo;
- paralisia cerebral;
- renais crônicos em diálise;
- nanismo;
- mielomeningocele;
- deficientes visuais, acima de 18 anos;
- gestantes e puérperas com comorbidades
Após a conclusão, dessa etapa, terá continuidade a imunização das pessoas com deficiência permanente sem BPC e iniciará a vacinação de 100% da população em situação de rua.
Os municípios que forem alcançando as metas estabelecidas na vacinação dos grupos listados poderão dar prosseguimento à vacinação dos grupos especiais, seguindo rigorosamente o critério de faixa etária, considerando da maior para menor idade, iniciando aos 59 anos até os 18 anos.