Governo de SP amplia vacinação e inclui grupos com comorbidades; veja cronograma
Funcionários do Metrô e da CPTM também foram inclusos na campanha de vacinação
O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (20) a antecipação da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com síndrome de Down, pacientes transplantados imunossuprimidos e pacientes renais em diálise, entre 18 e 59 anos, para o dia 10 de maio. A expectativa é que 120 mil pessoas com essas comorbidades sejam imunizadas.
Funcionários do Metrô e da CPTM também foram inclusos na campanha de vacinação. O início da imunização para esse grupo está previsto para o dia 11 de maio.
Inicialmente, serão vacinados todos os operadores de trem, independente da idade. Logo após, será a vez dos funcionários do setor de operações, da área de manutenção, da segurança, os trabalhadores da limpeza e da bilheteria. Esses, no entanto, precisam ter ao menos 47 anos para estarem elegíveis.
Essa prioridade na vacinação é uma reivindicação dos funcionários do Metrô e da CPTM que planejavam, inclusive, fazer uma paralisação, caso o governo não os incluíssem nessa etapa de imunização. Os trabalhadores alegam que estão em contato direto com os usuários diariamente.
Motoristas e cobradores de ônibus começarão a ser vacinados no dia 18 de maio. O governo estima que 165 mil funcionários sejam imunizados.
A vacinação das 760 mil pessoas com 65 e 66 anos deve começar no dia 21 de abril. No dia 23 de abril, está previsto o início da imunização das 420 mil pessoas com 64 anos e no dia 29, deve começar a vacinação de mais 420 mil pessoas com 63 anos.
A população com 60,61 e 62 anos pode começar a ser vacinada no dia 6 maio. A expectativa é que 1,4 milhão de pessoas nessa faixa etária sejam imunizadas.