Governadores vão pedir a Pazuello cronograma de vacinação e custeio de UTI
O encontro com o ministro foi pedido pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática das vacinas no Fórum dos Governadores
Em encontro agendado com Eduardo Pazuello para a quarta-feira, 17, os governadores planejam pressionar o governo federal a divulgar um cronograma detalhado para a distribuição de vacinas diante da declaração do ministro de que toda a população será imunizada até dezembro deste ano.
O encontro com o ministro foi pedido pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática das vacinas no Fórum dos Governadores. Os governadores vinham tentando há semanas a reunião e chegaram a pedir a ajuda do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para marcar a conversa.
Na pauta do encontro, está previsto ainda o pedido para que o presidente Jair Bolsonaro sancione sem qualquer veto o projeto aprovado pelo Congresso que acelera aprovação para uso de vacinas no país. Ele determina que a Anvisa conceda, em até 5 dias, autorização do uso de vacina caso ela já tenha sido aprovada por uma entre nova agências internacionais.
O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, tenta convencer o presidente a vetar o dispositivo. Segundo ele, o país corre risco sanitário caso a lei seja mantida dessa forma, já que a Anvisa não poderá avaliar o imunizante detidamente antes que ele seja aplicado no Brasil.
Os governadores também pretendem tratar sobre o pagamento pelo custeio de leitos de UTI para Covid. O Ministério da Saúde reduziu drasticamente desde janeiro a transferência de recursos aos estados para manter esses leitos.
Há intenção também de pedir uma solução para medicamentos cujos preços vêm subindo muito e que os estados têm encontrado dificuldade para adquirir.