Fisioterapeuta cai de prédio durante crise de sonambulismo; entenda o distúrbio
Neurocirurgião Fernando Gomes explicou as causas do sonambulismo, distúrbio do sono que fez com que fisioterapeuta de 27 anos caísse do 3º andar no RJ
A fisioterapeuta Talyssa Taques, de 27 anos, tem crises de sonambulismo desde os 12 anos, e, na última, acabou caindo do 3º andar de um hotel durante suas férias no Rio de Janeiro. No acidente, ela fraturou uma vértebra e rompeu ligamentos do tórax. Talyssa segue internada em UTI, ainda sem previsão de alta.
Na edição desta segunda-feira (23) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou que o sonambulismo é um distúrbio do sono. “Ele entra na classificação que chamamos de parassonias, assim como o bruxismo e terror noturno. São diversas situações em que a consciência é alternada com o período de vígilia que vivemos durante o dia”, explicou o médico.
Durante uma crise de sonambulismo, Gomes disse quais são os sinais que a pessoa apresenta: “Psicomotricidade (andar e falar dormindo); olhos abertos sem expressão, mostrando que a consciência não está ali; e sonolência no dia seguinte, porque o sono perde a eficiência no processo de reestabelecimento das células e do reequilíbrio do cérebro.”
(Publicado por: André Rigue)