Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiocruz não cumprirá meta de entregar 100 milhões de doses de vacina em julho

    A Fundação garante a entrega total em agosto e afirma que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não sofrerá prejuízo

    Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que fará a entrega de 100 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca ao Ministério da Saúde, em agosto, um mês após o previsto.

    Segundo a instituição, a mudança no cronograma se deve aos atrasos no recebimento dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e à capacidade produtiva maior que o estoque de matéria-prima.  

    Em nota, a Fundação afirmou que o adiamento não trará impacto ao Programa Nacional de Imunizações, uma vez que a instituição já garantiu IFA adicional para a produção de mais cerca de 70 milhões de doses da vacina ao longo do segundo semestre. Também está no calendário do último trimestre deste ano o início da entrega dos imunizantes contra a Covid 100% nacional.  Até o fim de 2021, serão entregues 200 milhões de doses.  

     

    Até esta segunda-feira (12), cerca de 65,9 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzidas pela Fiocruz já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, além dos 4 milhões de doses importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. No total, esses 70 milhões de doses correspondem a mais de 50% de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde. Para 2022, está prevista ainda a produção de mais 180 milhões de doses da vacina, já com IFA totalmente nacional. 

    Leia a íntegra da nota: 

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou até o momento (12/7) cerca de 70 milhões de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo 65,9 milhões produzidas pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia, o que já corresponde a mais de 50% de todas as vacinas disponíveis no SUS. A Fiocruz esclarece que a AstraZeneca vem cumprindo o contrato no envio de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção e que a instituição vem fazendo entregas semanais de maneira constante desde abril.  

    Esse ajuste já estava previsto e não trará impacto para o PNI, uma vez que a instituição já garantiu IFA adicional para a produção de mais cerca de 70 milhões de doses da vacina ao longo do segundo semestre, além da produção a partir de IFA nacional também já prevista, garantindo a continuidade da produção e das entregas ao longo de todo o ano.

    Para 2022, está prevista ainda a produção de mais 180 milhões de doses da vacina, já com IFA totalmente nacional.”

    Fiocruz deve produzir 100,4 milhões de doses da vacina de Oxford até julho
    Fiocruz entregará 100 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca ao Ministério da Saúde em agosto
    Foto: Tânia Rêgo – 27.jan.2021/Agência Brasil