Fiocruz espera distribuir doses de vacina contra coronavírus no dia 18
Governo enviou um avião para trazer as doses produzidas pelo Serum Institute, da Índia; fundação espera por aval da Anvisa neste domingo
A Fiocruz espera distribuir 2 milhões de doses da vacina contra covid19 importadas da Índia já a partir da próxima segunda-feira (18). A expectativa, de acordo com apuração da CNN, é de que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorização para uso emergencial em reunião marcada para o próximo domingo (17).
A instituição está pronta para, no dia seguinte da aprovação, terminar a sua parte no processo de distribuição das doses para todos os estados.
“Estamos prontos para fazer a distribuição o mais rápido possível. São duas ações coordenadas, receber e distribuir as doses”, afirmou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (13) que o governo enviou um avião para trazer as doses produzidas pelo Serum Institute, da Índia. É um dos centros que, assim como a Fiocruz, replicam a vacina contra coronavírus criada pela Universidade de Oxford e pela empresa AstraZeneca.
De acordo com Pazuello, a expectativa é de que as doses cheguem no Brasil no sábado, dia 16. O plano da Fiocruz é que as vacinas cheguem à sede da instituição após chegarem no Rio pelo aeroporto do Galeão, na zona Norte da cidade.
Uma vez na Fiocruz, os frascos com as doses serão , rotulados. De lá seguirão para um centro de distribuição do Ministério da Saúde, em São Paulo.