Fiocruz contrata IFA da AstraZeneca para mais 60 milhões de doses de vacina em 2022
Estão previstas a entrega de 120 milhões de doses com insumo nacional e importado no primeiro semestre do próximo ano
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou, nesta quinta-feira (28), um termo de compromisso com a AstraZeneca, na sede do laboratório, em Cambridge, na Inglaterra, para contratar seu Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para a produção da vacina contra a Covid-19 com entrega em 2022.
Segundo a Fundação, com a garantia do insumo importado, a Fiocruz poderá entregar 120 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Ministério da Saúde, de janeiro a junho do próximo ano. Serão produzidas 60 milhões de doses com IFA nacional e a outra parte com IFA importado.
Segundo a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, a Fiocruz está buscando ter mais flexibilidade para atender a demanda do Ministério da Saúde.
“A Fiocruz está buscando se antecipar aos possíveis cenários de evolução da pandemia para atender às demandas do Ministério da Saúde e da sociedade brasileira. A garantia desse IFA no início do ano que vem nos permitirá essa flexibilidade. Hoje, mais uma vez, contamos com a parceria da AstraZeneca, uma parceria que vem se fortalecendo e se expandindo inclusive para o enfrentamento de outros agravos”, comentou Nísia.
Para o segundo semestre, a fundação informou que, “a depender da situação sanitária do país”, já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses.
Atualmente, o IFA nacional está em uma nova etapa do processo de produção. Dois lotes de pré-validação do insumo foram enviados para controle de qualidade externo, que é realizado em laboratórios nos Estados Unidos. A Fiocruz estima que a submissão do pedido de registro para produção da vacina nacional à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorra em novembro.
Entrega de doses da Astrazeneca
A Fiocruz entregou, na terça-feira (26), cerca de 4,5 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Com a nova remessa, 118,3 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 foram enviadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A previsão da Fiocruz é entregar 200,4 milhões de doses da vacina até o fim deste ano.
(*Sob supervisão de Helena Vieira e com informações de Mylena Guedes e Claudia Tavares, da CNN)