Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiocruz aponta tendência de alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave

    Nove estados brasileiros apresentam sinal de crescimento no número de contaminações

    Lucas Janoneda CNN , Rio de Janeiro

    O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (26), indica que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em tendência de alta no Brasil. Os dados fazem referência ao período entre 15 e 21 de agosto.

    O levantamento mostra que pelo menos nove estados do país registraram um crescimento no número de contaminações nas últimas seis semanas. São eles: Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

    Na direção contrária ao cenário nacional, quatro estados têm sinal de queda na tendência de contágio ao longo das últimas seis semanas: Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. A análise avalia os casos por data de início de sintomas.

    O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, atrelou o aumento das contaminações ao relaxamento das medidas de restrição. Ele pediu “cautela em relação às flexibilizações” e afirmou ser necessário mais distanciamento social para a redução da transmissão de Covid-19.

    “Precisamos ter cautela sobre as medidas de flexibilização, enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos. Infelizmente o aumento dos casos é uma consequência do relaxamento do isolamento. Tal situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, caso não haja nova mobilização por parte das autoridades e populações de cada lugar”, disse.

    Tópicos