Fiocruz aponta crescimento de casos de gripe em quatro estados e no DF
Alta recente concentra-se no público entre 0 e 11 anos, de acordo com o levantamento do InfoGripe
Um aumento nos casos de influenza A, vírus causador da gripe comum, é registrado nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e também no Distrito Federal. O alerta foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no novo boletim InfoGripe, divulgado na segunda-feira (10), que monitora os pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país.
O crescimento recente, de acordo com o levantamento, concentra-se no público entre 0 e 11 anos, motivado provavelmente pela gripe e também por problemas respiratórios comumente vistos no início da primavera.
Em relação à influenza, há um predomínio do subtipo H3N2, que causou surtos no país entre novembro e dezembro do ano passado. Os dados do boletim dizem respeito ao período entre 25 de setembro e 1º de outubro.
“Essa tendência recente serve de alerta para os demais estados do país em decorrência da importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros, especialmente para os grandes centros urbanos através da malha aérea nacional”, afirmou o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.
Apesar do avanço da influenza, os casos de síndrome respiratória aguda grave no país ainda mostram um predomínio da Covid-19 nas últimas quatro semanas, com 41,6%. A influenza A representa 21,4% dos pacientes, 1,2% são de influenza B e 11,2% de vírus sincicial respiratório.
Em relação ao comportamento da SRAG nas 27 unidades federativas, apenas Amapá, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo. Enquanto em SP, o avanço se dá apenas entre crianças e adolescentes, no RJ, ele é observado também em algumas faixas a partir dos 60 anos.