Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Febre Oropouche tem risco aumentado para gestantes, alerta especialista à CNN

    Infectologista Renato Kfouri destaca possíveis complicações na gravidez e ressalta a importância do uso de repelentes como medida preventiva

    Da CNN

    A febre Oropouche, uma doença viral transmitida por mosquitos, tem se mostrado potencialmente mais perigosa para gestantes, conforme alerta do Dr. Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Em entrevista ao CNN Novo Dia, o especialista destacou os riscos associados à infecção durante a gravidez.

    Segundo Kfouri, recentes casos em Pernambuco revelaram complicações graves em gestantes infectadas pelo vírus Oropouche. “Duas gestantes em Pernambuco tiveram perdas das suas gestações, um aborto no começo da gestação, e uma outra gestante de 30 semanas teve um óbito fetal”, relatou o infectologista.

    Expansão da doença e riscos para a gravidez

    A febre Oropouche, antes restrita principalmente à região Norte do Brasil, já se espalhou por 16 estados, com a Bahia registrando o maior número de casos fora da região amazônica. O dr. Kfouri ressaltou que, embora geralmente mais leve que a dengue ou a febre amarela, a doença pode apresentar complicações sérias, especialmente em gestantes.

    “Há investigações de casos de microcefalia. Lembra da Zika que dava aquelas infecções na gravidez, os bebês nasciam com a malformação? Já tem investigações de pelo menos quatro casos de microcefalia também sendo investigados com testes positivos para Oropouche”, explicou o médico.

    Prevenção e cuidados

    Diante desse cenário, Kfouri enfatizou a importância das medidas preventivas, principalmente para as gestantes. “É fundamental nesse momento que a gente vive no país com tantas epidemias transmitidas por vetores, por mosquitos, com alta circulação de dengue, com chikungunya, com Zika vírus e também com Oropouche, que as grávidas tenham extremo cuidado, principalmente em relação ao uso de repelentes”, orientou. O especialista assegurou que o uso de repelentes é seguro durante a gravidez e não apresenta riscos para o feto.

    Com o aumento dos casos e a expansão geográfica da doença, autoridades de saúde reforçam a necessidade de vigilância e medidas de controle do vetor, além da conscientização da população sobre os riscos e formas de prevenção, especialmente em áreas de maior incidência da febre Oropouche.

    (Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos