FDA autoriza armazenar vacina da Pfizer em temperatura normal de congelamento
Agência dos EUA deu permissão para que imunizante seja armazenado em "temperaturas convencionais" normalmente encontradas em freezers farmacêuticos
A Food and Drug Administration (FDA) deu à Pfizer uma vitória nesta quinta-feira (25), concordando em permitir que a vacina da farmacêutica contra a Covid-19 seja transportada e armazenada em “temperaturas convencionais”, normalmente encontradas em freezers farmacêuticos, por um período de até duas semanas.
A decisão do FDA pode aliviar algumas das restrições que tornaram a vacina especialmente difícil de armazenar e distribuir em diversos países do mundo.
O FDA recomendou anteriormente que a vacina fosse armazenada em temperaturas ultra-frias entre – 80 e – 60 graus Celsius, mas observou em seu anúncio que a mudança nas temperaturas comumente encontradas em freezers farmacêuticos “reflete uma alternativa ao armazenamento dos frascos não diluídos”.
“A Pfizer enviou dados ao FDA para apoiar essa temperatura alternativa para transporte e armazenamento”, disse o Dr. Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica do FDA, em um comunicado.
“Esta temperatura alternativa para transporte e armazenamento dos frascos não diluídos é significativa e permite que os frascos sejam transportados e armazenados em condições mais flexíveis”, disse Marks.
“A temperatura alternativa para transporte e armazenamento ajudará a aliviar o fardo de adquirir equipamento de armazenamento refrigerado ultrabaixo para locais de vacinação e deve ajudar a levar a vacina a mais locais.”