Fauci diz crer que vacina contra Covid-19 estará pronta em dezembro
Principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, voltou a dizer que espera resultados positivos dos testes até o fim do ano
O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse nesta terça-feira (28), em entrevista ao programa Good Morning America, da rede americana ABC, que está “cautelosamente otimista” de que uma vacina contra o novo coronavírus possa estar pronta entre o fim do outono e o início do inverno no hemisfério norte.
O período equivale ao fim da primavera e início do verão no hemisfério sul. Em 2020, o verão terá início em 21 de dezembro abaixo da linha do Equador.
Fauci, que é diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, ressaltou que a produção de vacinas é um processo longo e que a profilaxia deve produzir resposta imune satisfatória para ser disponibilizada à população. “Esse é realmente um dos problemas quando você lida com vacinas”, afirmou à emissora.
Ele disse, no entanto, ser bastante improvável que a vacina esteja disponível para a população dos EUA até [a passagem de] “vários meses” em 2021. Essa não é a primeira vez que o infectologista diz acreditar que até o fim do ano haverá uma vacina contra Covid-19.
Assista e leia também:
Fauci diz acreditar que EUA desenvolverão vacina contra Covid-19 até fim do ano
Fauci teme que movimento antivacina impeça imunização contra a Covid-19 nos EUA
Cerca de duas semanas atrás ele disse que estava otimista com o cronograma previsto nos estudos e não se preocupava com a possibilidade de a China desenvolver a vacina primeiro. “Acho que todos estão no mesmo estágio. Se eles chegarem lá, não vão conseguir muito antes do que nós, isso é certo”, afirmou, na ocasião.
(Com informações do Estadão Conteúdo e da CNN. Edição: Leonardo Lellis)