Falta de informação pode deixar em risco a saúde de mulher com endometriose
Ex-paciente e especialista contam neste episódio do E Tem Mais como é importante descobrir a doença cedo para buscar tratamento
A cantora Anitta revelou em postagens no Twiter na semana passada que finalmente havia descoberto o que lhe causa dores horríveis nos últimos nove anos: ela tem endometriose.
A funkeira brasileira falou de sua rotina de dores e incômodo e que todos esses anos nenhum médico conseguiu diagnosticar a doença, que atinge 7 milhões de mulheres brasileiras e quase 200 milhões em todo o mundo.
A artista quis fazer de seu desabafo um alerta para outras mulheres que também sofrem com dores e não conseguem ter um diagnóstico sobre o que as aflige.
A falta de informação coloca a saúde e a qualidade de vida das pacientes de endometriose em risco e tem consequências sérias, como a depressão, diagnosticada em aproximadamente 15% das pacientes com endometriose, e pode levar à infertilidade.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama sobre a endometriose e conversa com a bibliotecária Thaissa Queiróz, de 32 anos, que descobriu a endometriose aos 14 anos, além da médica ginecologista e obstetra, diretora de Proteção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura Mara Mendes.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(Publicado por Carolina Farias)