Falha no sistema de oxigênio provoca a morte de seis pacientes no RS
O hospital Lauro Reus, em Campo Bom, confirmou os óbitos à Secretaria Estadual de Saúde, que apura o ocorrido
Uma falha no sistema de distribuição de oxigênio provocou a morte de seis pacientes internados no hospital Lauro Reus, em Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre, nesta sexta-feira (19).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não houve desabastecimento de oxigênio, mas sim uma falha na distruibuição.
“A SES teve conhecimento do fato ocorrido em Campo Bom e, imediatamente, acionou o hospital, que confirmou os seis óbitos. Todavia, os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio, e não pela falta desse”, diz a nota.

Segundo a secretaria, o governo do estado tem monitorado os estoques de oxigênio e já “oficiou todas as unidades hospitalares para que fosse mantido um estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana”.
O oxigênio medicinal é fundamental para o tratamento de pacientes graves e intubados com Covid-19. Ainda não há informações sobre o tipo de falha que teria ocorrido no sistema do hospital Lauro Reus.
A CNN entrou em contato com o hospital e aguarda o posicionamento.
No Brasil, 16 estados e o Distrito Federal já estão com o sistema de saúde em colapso, incluindo o Rio Grande do Sul está com 100,2% de ocupação em leitos de UTI.
Nesta terça-feira (16), o Rio Grande do Sul registrou 502 mortes por Covid-19 em 24 horas, recorde desde o início da pandemia.