Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estudos clínicos de vacina nacional contra a Covid-19 começam nesta quinta (13)

    Imunizante é desenvolvido pelo Senai-Cimatec, da Bahia, em parceria com a farmacêutica HDT Bio Corp e o Ministério da Ciência e Tecnologia

    Douglas Portoda CNN* , em São Paulo

    A primeira fase dos estudos clínicos da vacina nacional contra a Covid-19 RNA MCTI CIMATEC HDT, desenvolvida na Bahia, será iniciada nesta quinta-feira (13) em Salvador.

    A aplicação da primeira dose acontecerá a partir das 10h (de Brasília), na sede do Serviço Nacional da Indústria (Senai). A entidade é responsável pelo imunizante junto da farmacêutica norte-americana HDT Bio Corp e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que faz o financiamento do projeto.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os testes em agosto do ano passado. Os participantes, que tem entre 18 e 55 anos, irão receber o imunizante em dose única ou em duas doses, com intervalos diferentes, divididos em três grupos.

    O primeiro grupo será vacinado com duas doses com intervalo de 29 dias. No segundo grupo também serão ministradas duas doses, mas com intervalo de 57 dias. Já no terceiro, será aplicada a dose única.

    Serão avaliados nesta fase a segurança, a reatogenicidade e a imunogenicidade da vacina que é baseada no RNA mensageiro, que sintetiza a proteína do vírus para gerar resposta autoimune. A tecnologia também é utilizada pela Pfizer/BioNtech.

    (*Com informações da Agência Brasil)

     

     

     

     

    Tópicos