Estudo preliminar aponta que Manaus pode ter atingido imunidade de rebanho
Cerca de 66% de sua população já teria sido infectada com o coronavírus, segundo levantamento
Um estudo preliminar realizado por pesquisadores brasileiros em cooperação com instituições internacionais sugere que a cidade de Manaus, capital do Amazonas, já atingiu a imunidade de rebanho contra a Covid-19. Cerca de 66% de sua população já teria sido infectada com o coronavírus.
Leia mais:
Cerca de 110 mil alunos voltaram às aulas presenciais em Manaus
A pesquisa, publicada no portal MedRxiv e ainda não revisada por pares, analisou a presença de anticorpos em cerca de 6,3 mil amostras de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas entre fevereiro e agosto. Nos dois primeiros meses analisados, menos de 1% apresentava anticorpos, Já em agosto, entre 44% e 66% das amostras apresentavam os anticorpos contra o vírus.
O número pode indicar que a cidade atingiu a imunidade de rebanho, após apresentar alta taxa de transmissão e mortalidade em março e abril e a rápida queda desses dados nos meses seguintes.
Os pesquisadores reconhecem que a amostragem é considerada pequena e inclui apenas doadores de sangue. Além disso, o estudo considera que outros fatos, como o aumento do uso de máscara e a ampla prática do isolamento social também colaboraram com a queda no número de casos na região.
Até esta terça (22), Manaus já registrou oficialmente 47.599 casos de Covid-19 e 2.462 mortes, que representam 62% dos óbitos registrados em todo o estado.
(* sob supervisão de Julyanne Jucá)