Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estudo mostra que lockdown rígido em Araraquara (SP) salvou 259 vidas

    Estimativa de médico da Universidade Federal de São Carlos abrange um período de dois meses

    Lockdown para conter a pandemia de Covid-19 na cidade de Araraquara, em São Paulo
    Lockdown para conter a pandemia de Covid-19 na cidade de Araraquara, em São Paulo Foto: Tetê Viviane/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Marcela Rahal, da CNN, em Sâo Paulo

    Araraquara, no interior de São Paulo, poupou 259 vidas depois que adotou um lockdown entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março, de acordo com estudo do médico epidemiologista e professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, Bernardino Alves Souto. A estimativa abrange um período de dois meses, porque leva em conta o tempo de internação dos pacientes internados por coronavírus – que pode ultrapassar os 30 dias, chegando até a 60. A pesquisa também mostra que 3.579 contaminações foram evitadas em um mês.

    A medida restritiva, considerada uma das mais rígidas do país por especialistas, foi decretada após a cidade atingir ocupação de 100% dos leitos de UTI com a circulação da cepa P.1 – que se originou em Manaus.

    “Mais de 200 pessoas que poderiam estar mortas estão aqui conosco. Apesar de toda a dificuldade, o lockdown é eficaz e necessário”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

    Araraquara despontou como a única cidade que de fato fez um lockdown rígido em meio ao aumento de casos e de mortes que levaram o Brasil a ultrapassar a marca de 4 mil mortes em abril. Apenas farmácias e unidades de saúde funcionaram. Supermercados foram fechados, atendendo somente por delivery. O transporte público foi paralisado. Além disso, a circulação foi restrita durante todo o dia e a fiscalização intensificada nas ruas para evitar que as pessoas saíssem de casa sem justificativa.

    Araraquara entrou em novo lockdown no dia 20 deste mês e segue com as medidas restritivas até o próximo domingo, dia 27. A prefeitura decretou novamente a medida depois que a cidade voltou a registrar um número alto de internações com a reabertura da economia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 90%, antes dessa nova restrição.

    Nesta terça-feira, em depoimento à CPI da Pandemia, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) afirmou que o lockdown adotado na cidade de Araraquara não teria funcionado. Para justificar a tese, Terra disse que a medida foi tão ineficiente que a prefeitura teve que decretar um novo fechamento.