Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estudo: Chance de transmitir Covid dentro de casa cai 50% após 1ª dose da vacina

    No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes analisou a pesquisa feita no Reino Unido com famílias que conviveram na mesma casa que uma pessoa infectada

    Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo

    Na edição desta quinta-feira (29) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes analisou um estudo publicado pela Agência de Saúde do Reino Unido, que mostrou que apenas uma dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca contra a Covid-19 reduz a transmissão do coronavírus quase pela metade dentro da casa de uma pessoa contaminada.

    A pesquisa revelou que a chance de um vacinado com a primeira dose passar o vírus para familiares cai até 49%, em comparação com pessoas não-vacinadas. Foram analisadas 24 mil famílias que tiveram algum integrante com teste positivo de Covid-19 depois de receber o imunizante.

    Apesar dos resultados, a Agência de Saúde do Reino Unido orienta que as pessoas mantenham os cuidados como a higiene das mãos e o distanciamento social.

    “Isso mostra algo interessante e positivo. Além de se detectar a existência de proteção vacinal mesmo com uma dose, também existe a eficiência que está sendo demonstrada. Mostrando que o sistema imunológico responde a um estímulo, talvez não da forma como os protocolos mostram com as duas doses aplicadas, mas já existe processo de proteção contra o coronavírus”, analisou Gomes.

    O médico ainda explicou que a escolha de famílias para a pesquisa tem como objetivo avaliar um recorte de pessoas que compartilham ambiente comum, situação com maior chance de maior de transmissão do coronavírus.

    Profissional de saúde aplica vacina Pfizer/BioNTech contra Covid-19 na França
    Profissional de saúde aplica vacina Pfizer/BioNTech contra Covid-19 em paciente em hospital em Nanterre, na França
    Foto: Benoit Tessier/Reuters (5.jan.2020)