Estoques de medicamentos podem acabar na segunda-feira, diz diretor da Anahp
Diretor da Associação Nacional dos Hospitais Privados, Marco Aurélio Ferreira disse à CNN que a escassez de medicamentos é um problema em todo o Brasil
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Marco Aurélio Ferreira, afirmou neste sábado, em entrevista à CNN, que os estoques de medicamentos das unidades de saúde da instituição podem acabar até segunda-feira (22).
“Esse problema não é localizado em uma região ou outra, podemos verificar em todo o Brasil e independente do tamanho do hospital”, disse Ferreira.
De acordo com o diretor-executivo da Anahp, a dificuldade em adquirir os medicamentos se deve a requisições administrativas do Ministério da Saúde feitas junto à indústria farmacêutica, que alega estar sobrecarregada.
“Essas requisições quebram uma cadeia de fornecimento que funcionava, até então, muito bem”, afirmou.
Uma das alternativas é a importação. Segundo Ferreira, porém, esta é uma solução menos imediata e, por isso, menos adequada para o atual momento.
“Para fazer qualquer importação há uma tramitação, tanto pela busca quanto pela logística, de pelo menos 15 dias. E o nosso problema é agora, temos pouco tempo para isso.”