Especialista reforça o uso da máscara em meio a avanço da gripe

Coordenador do InfoGripe da Fiocruz destaca importância do uso de máscara para prevenir transmissão de doenças respiratórias, incluindo gripe
Da CNN
Compartilhar matéria

O uso de máscaras, prática amplamente adotada durante a pandemia de Covid-19, volta a ganhar destaque como medida preventiva eficaz contra a disseminação de doenças respiratórias, incluindo a gripe. Em meio ao aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, especialistas reforçam a importância dessa medida simples, mas eficiente.

Leonardo Bastos, coordenador do InfoGripe da Fiocruz, enfatiza que a máscara é uma ferramenta valiosa na prevenção da transmissão de vírus respiratórios. "A máscara é até mais eficiente quanto a outros vírus, né, porque era para Covid. Então, é muito recomendável, é muito desejável que se a pessoa está com sintomas respiratórios, que ela use máscara para ela evitar passar para outras pessoas", afirma o especialista.

Proteção coletiva e responsabilidade individual

Bastos ressalta que o uso de máscaras deveria se tornar uma prática cultural, especialmente quando uma pessoa apresenta sintomas respiratórios. Essa atitude não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a saúde coletiva, reduzindo a propagação de doenças infecciosas transmissíveis por via aérea.

"Isso deveria ser uma prática nossa que acaba não sendo, mas deveria ser algo cultural mesmo, porque a gente evita essa transmissão, a gente está falando de doenças infecciosas, doenças transmissíveis e a forma de transmissão é via aérea mesmo. O vírus passa de uma pessoa para outra pelo ar. Então, a máscara tem um papel bem importante nessa proteção", explica o coordenador.

A recomendação ganha ainda mais relevância diante do aumento de 164% nas internações por SRAG, conforme apontado pelo Boletim InfoGripe da Fiocruz. Este cenário reforça a necessidade de medidas preventivas eficazes para conter o avanço das doenças respiratórias no país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.