Dez livros propõem reflexões sobre a vivência com HIV e Aids
O mês de dezembro é dedicado à conscientização para o diagnóstico e tratamento precoces do HIV e Aids; conheça obras literárias que discutem o assunto
A campanha Dezembro Vermelho promove a conscientização para o diagnóstico e tratamento precoces do HIV e da Aids. A rápida detecção do vírus permite o início do tratamento ainda na fase inicial da infecção, reduzindo os riscos de complicações em decorrência da doença.
O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue específicos e de testes rápidos. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Unidades Básicas de Saúde (USBs) ou Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) – saiba onde fazer o teste.
O acompanhamento psicológico, parte fundamental dos serviços de testagem, inclui orientações em saúde e apoio para quem recebeu diagnóstico positivo ou negativo. As vivências com o HIV e a Aids são a espinha dorsal de diferentes obras literárias, entre textos ficcionais, autobiográficos e documentais.
Conheça dez livros que discutem os desafios e as perspectivas do HIV e da Aids e propõem reflexões sobre doença, estigma, medo e o suporte necessário para o enfrentamento do agravo.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”576045″ title_galeria=”Dez livros que propõem reflexões sobre a vivência com HIV e Aids”/]