Decisão por vacinação infantil é técnica e supera riscos, diz especialista
Em entrevista à CNN, o pneumologista pediátrico Luiz Vicente Ribeiro disse que a análise feita pela Anvisa "deixou muito claro que os benefícios superam em muito os riscos"
O Ministério da Saúde realiza, nesta terça-feira (4), uma audiência pública para discutir a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
A discussão sobre a liberação da vacina contra a Covid-19 para crianças já havia sido feita pela Anvisa durante o processo de aprovação do imunizante infantil da Pfizer para uso emergencial no mês passado, quando 1.600 pessoas foram consultadas.
Diante da aprovação da agência reguladora, o Ministério da Saúde disse, porém, que liberaria a vacinação para as crianças apenas diante da apresentação de pedido médico.
Em entrevista à CNN, o coordenador da Comissão de Pneumologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Luiz Vicente Ribeiro, disse que a decisão e a análise feitas pela Anvisa ao autorizar a imunização para essa faixa etária é “antes de mais nada, técnica”.
“Ficou muito claro que os benefícios superam em muito os riscos”, complementou.
O pneumologista pediátrico disse que “não entendeu muito bem” o propósito da consulta e audiência públicas promovidas pelo Ministério da Saúde, porque a vacinação deveria ser iniciada o quanto antes.
Ele argumenta que a vacinação de crianças contra a Covid-19 também servirá para evitar que esse grupo se torne um “reservatório” do vírus na sociedade – permitindo que ele continue sendo transmitido e possivelmente transmutando em novas variantes.
“A origem das novas variantes é justamente os países com baixa cobertura vacinal. E vemos o impacto da vacina na redução da gravidade dos casos”, citou Luiz Vicente Ribeiro como justificativas para o incentivo à imunização.
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe:
- 1 de 6
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. Evite aglomerações e locais fechados, quando possível, e mantenha a utilização de máscaras em ambientes lotados • Rovena Rosa/Agência Brasil
- 2 de 6
Higienize as mãos frequentemente com água e sabão • Fran Jacquier/Unsplash
- 3 de 6
Utilize álcool gel quando estiver fora de casa • Marcello Casal Jr./Agência Brasil
-
- 4 de 6
Mantenha os ambientes ventilados • Daniel Hansen/Unsplash
- 5 de 6
Evite tocar os olhos e a boca • Getty Images/Westend61
- 6 de 6
Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe • Thamyres Ferreira/MS
-