Crianças ainda não estão sendo vacinadas como merecem contra a Covid, diz médica
De acordo com a infectologista Luana Araújo falta de informação tem levado pais e profissionais a não terem orientações corretas para a imunização dos filhos pequenos
Apesar dos vários avanços em três anos de pandemia, uma das falhas do país ainda está no avanço lento da vacinação contra a Covid-19 entre crianças e bebês, de acordo com a médica infectologista Luana Araújo.
“Nossas crianças não conseguem ser vacinadas como merecem e como têm o direito, e isso se deve à ignorância, à falta de informação”, disse ela em entrevista à CNN nesta domingo (12). Luana foi uma das profissionais que falaram à CPI da Covid no Congresso em 2021.
“Há falta de informação dos pais, que não conseguem ter acesso a informação decente para entender os riscos e benefícios e por que se vacinar, e dos profissionais de saúde, que muitas vezes não têm conhecimento técnico para recomendar baseado em evidências e, às vezes, não recomendam vacinar, sendo que isso é absolutamente incorreto. É um erro médico não recomendar a vacina para as crianças e também para as gestantes.”
Luana também falou sobre a importância da vacinação contra a mpox, a doença que ficou conhecida como “varíola dos macacos” e que tem o início de sua imunização no Brasil nesta segunda-feira (13), e também da versão mais moderna das vacinas contra o HPV que chegaram ao Brasil, mas ainda restritas à rede privada.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
* Sob supervisão de Elis Franco