Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: Quase 77% dos municípios brasileiros ainda adotam medidas restritivas

    Ministério da Saúde já registra mais de 509 mil mortes pela doença

    Lucas Janone, da CNN

    As medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de Covid-19 ainda são adotadas por 76,8% das cidades brasileiras, de acordo com a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira-feira (24).

    O levantamento levou em consideração a resposta de 2.747 prefeituras do país entre 21 e 24 de junho.

    A restrição de circulação de pessoas em áreas públicas e a suspensão das atividades econômicas foram as principais medidas adotadas pelos municípios brasileiros para reduzir as contaminações pelo vírus, segundo os dados da confederação.

    Pesquisadora da Fiocruz, Bianca Leandro afirmou à CNN que o número divulgado pela CNM é positivo. Entretanto, ela lembrou que as restrições aplicadas por cada local podem variar.

    “Precisamos olhar com cuidado esse número para não parecer que todas as cidades estão com as mesmas medidas sanitárias. O número é bom, mas existem muitos municípios que possuem restrições vigentes, porém não suficientes e adequadas para o momento”, alertou.

    O Ministério da Saúde registra, até o momento, a morte de mais de 509 mil pessoas pela Covid-19. Já são mais de 18 milhões de brasileiros infectados pelo vírus.

    Vacinação avança pelo país

    A imunização contra o novo coronavírus avança de forma acelerada pelo Brasil, de acordo com a CNM. Segundo a pesquisa, 93,9% dos municípios já iniciaram a imunização por faixa etária, sendo que a maioria das cidades vacinam, nesta semana, o público entre 50 e 55 anos.

    O levantamento mostra ainda que essa rápida vacinação no país está relacionada ao maior estoque de doses pelas secretarias de saúde. Apenas 25% dos municípios registraram escassez dos imunizantes nesta semana.

    Tópicos