Brasil ultrapassa oito milhões de casos confirmados de Covid-19
País chegou a 200 mil mortos pela doença nesta quinta (7)
Com 52.035 casos registrados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou nesta sexta (8) a marca de oito milhões de episódios de Covid-19.
Ao todo, 8.013.708 diagnósticos foram confirmados desde o início da pandemia.
O número pode ser ainda maior, uma vez que os estados do Amazonas e Paraná não atualizaram os dados nesta sexta.
Além do Brasil, só os Estados Unidos e a Índia atingiram esse número. O país cruza esse patamar menos de um mês após atingir 7 milhões de casos, o que aconteceu em 16 de dezembro.
Também foram relatadas mais 962 novas mortes em decorrência da doença, levando o total a 201.460.
Leia também:
Governo traça mapa de vacinação com 68,8 milhões em grupos prioritários
Farmácias registram aumento na procura por testes rápidos de Covid-19
O Brasil voltou a registrar índices da doença parecidos com o de períodos críticos, e o sistema de saúde tem novamente se aproximado de um possível colapso em várias regiões, sem que tenham sido impostas medidas rígidas de isolamento social como aquelas adotadas no início da pandemia.
Apesar de casos e mortes terem uma queda em setembro e outubro, os números voltaram a subir novamente nos últimos meses de 2020, e começaram 2021 ainda mais elevados.
Mais cedo, o estado de São Paulo, que tem o maior número de casos e mortes no país, endureceu as medidas de quarentena em três regiões.
Nesta sexta, o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz entraram com o pedido de uso emergencial do uso das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, respectivamente. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem até 10 dias para responder.
Enquanto isso, mais de 50 países pelo mundo já iniciaram a vacinação contra a Covid-19.
(*Com informações de André Rosa, da CNN em São Paulo, e da Reuters)