Covid-19: Teste sorológico pelo plano de saúde requer solicitação médica
ANS determinou que convênios cubram exame que identifica presença de anticorpos
A partir desta semana, planos de saúde serão obrigados a cobrir a realização de testes sorológicos da Covid-19, segundo decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Para que o cliente tenha direto ao teste sorológico – que identifica os anticorpos do novo coronavírus após a recuperação da infecção — é necessário haver solicitação médica.
Leia também:
ANS inclui teste sorológico para Covid-19 na cobertura dos planos de saúde
Anticorpos em pacientes recuperados da Covid-19 diminuem rapidamente, diz estudo
Pesquisa aponta aumento de 53% de brasileiros com anticorpos de Covid-19
“O paciente precisa ter tido sintomas gripais ou então de Covid-19, procurar assistência para o médico fazer a prescrição do exame e, então, procurar um laboratório para que, de possa dessa solicitação e da carteirinha, faça o exame”, explicou o infectologista Octavio Fernandes.
Exame sorológico
O exame sorológico é feito a partir de coleta de sangue e detectam a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) produzidos pelo organismo após exposição ao vírus causador da Covid-19.
De acordo com a ANS, o exame passa a ser de cobertura obrigatória em planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência quando o paciente tiver síndrome gripal aguda ou síndrome respiratória aguda grave.
O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.
No fim de maio, a ANS já havia incluído seis exames para auxílio no diagnóstico e tratamento do novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde.
(Edição: Leonardo Lellis)