Covid-19 é capaz de obstruir vasos sanguíneos, diz pesquisadora da USP
Segundo a cardiologista da USP Ludhmila Hajjar pesquisadores agora buscam maneiras de identificar micro trombos sanguíneos que podem ajudar no tratamento
Avança no Brasil pesquisas da USP de Ribeirão Preto e São Paulo que buscam entender a relação do novo coronavírus com doenças no sangue que podem obstruir vasos sanguíneos. Segundo a cardiologista da USP Ludhmila Hajjar, que participa da pesquisa que vem sendo conduzida em São Paulo, a Covid-19 afeta o sistema circulatório.
“O vírus tem capacidade de gerar uma doença que obstrui os vasos sanguíneos. Isso pode causar embolia no pulmão, uma trombose na cabeça e até mesmo obstruir os vasos do coração e causar um infarto”, explica Ludhmila.
Leia também:
Rússia diz que terá vacina aprovada contra Covid-19 em duas semanas
Gabbardo: leitos de UTI agora serão usados para outras necessidades da população
15 milhões de brasileiros podem virar o ano vacinados, diz Ministério da Saúde
Ela explica que, no momento, o grande desafio dos pesquisadores é desenvolver um método para detectar o que eles chamam de micro-trombos, pequenas obstruções dos vasos sanguíneos que podem deteriorar a situação do paciente da Covid-19.
“Trombos grandes são detectados por ultrassom. O que os pesquisadores estão pesquisando são métodos de identificar micro-trombos. Descobrir isso pode mudar a história de muitos pacientes pois o médico poderá introduz a medicação adequada de maneira precoce no tratamento,” diz Ludhmila.
“Estamos buscando um método de exame mais sensível que pode fazer diagnóstico mais rápido.”
A pesquisadora destaca que, ao entender os mecanismos da doença, a medicina conseguirá ser mais eficaz nos tratamentos.

(Edição: Paulo Toledo Piza).