Correspondente: Se infectados, vacinados contra Covid-19 apresentam casos leves
Neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvidas enviadas pelos telespectadores da CNN sobre a vacinação
Na edição desta quarta-feira (7) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvidas enviadas pelos telespectadores. Um deles questionou sobre efeitos da infecção da Covid-19: pessoas vacinadas que são infectadas não deveriam ter efeitos mais leves da doença?
“Sim, é exatamente isso que acontece. Mas não existe uma regra absoluta e lógico que temos exceções”, afirmou Gomes. “Quando observamos as eficácias finais, por exemplo, 100% de eficácia contra casos graves ou óbitos, quer dizer que naquela população [testada] nenhum desfecho negativo aconteceu.”
“Mas, repetindo, não é uma regra absoluta. De repente, uma pessoa foi vacinada e por motivo biológico dela mesma o sistema imunológico não foi estimulado de forma suficiente a ponto de bloquear uma manifestação clínica grave da doença. Ou ela tem fatores de risco subjacentes, como, por exemplo, a obesidade, que mesmo a pessoa tendo sido vacinada, tem desfecho negativo [para a Covid-19]”, completou o especialista.
