Correspondente Médico: O que é o ELA, doença símbolo do Desafio do Balde de Gelo
Neurocirurgião Fernando Gomes explicou a doença degenerativa que afetou o criador da campanha, Patrick Quinn, que morreu aos 37 anos
Um dos criadores do Desafio do Balde de Gelo, que viralizou nas redes sociais em 2014, morreu aos 37 anos. Patrick Quinn foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 30 anos e foi a doença que motivou o desafio feito até por celebridades.
Na edição desta segunda-feira (23) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é o ELA e como a doença afeta o corpo.
Leia e veja também:
Pat Quinn, um dos criadores do Desafio do Balde de Gelo, morre aos 37 anos
Vacina de Oxford tem eficácia média de 70%, podendo chegar a 90%
Correspondente Médico: Como atender a nova demanda de internações nos hospitais?
“ELA é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente uma região chamada ponta anterior da medula, onde neurônios que se relacionam com a produção do movimento motor ficam comprometidos. Então, lenta e progressivamente a pessoa vai tendo uma paralisia instalada no corpo, de caráter ascendente. Conforme ela evolui, pode acometer a deglutição, a respiração, mas com o funcionamento normal do cérebro. Além do criador da campanha, não podemos esquecer o astrofísico Stephen Hawking, que teve uma produção intelectual incrível, mostrando que o cérebro funciona normal, porém com toda a limitação dos músculos”, disse Gomes.

(Publicado por: André Rigue)