Coronavac: mais 2 milhões de doses chegam a São Paulo
Terceiro lote do imunizante, que ainda depende da aprovação da Anvisa, veio da China em avião que pousou no aeroporto de Guarulhos
Mais 2 milhões de doses da vacina Coronavac chegaram a São Paulo na manhã desta sexta-feira (18). O avião pousou no aeroporto de Guarulhos com o terceiro lote enviado pela China ao Instituto Butantan, que está produzindo o imunizante no Brasil.
Nas últimas semanas, o Butantan já recebeu um primeiro lote com o imunizante e outro com insumos, enviados pela farmacêutica Sinovac. Com essa nova entrega, o laboratório informou que vai contar com pouco mais de três milhões de doses, prontas para uso. A previsão é ampliar esse número para nove milhões até meados de janeiro.
Leia também:
Vacinação em SP pode começar antes de 25 de janeiro, diz Gabbardo
SP muda posição e diz que pedirá autorização para uso emergencial da Coronavac
Em memorando, ministério pede dados ao Butantan antes de acerto sobre vacina

Assim como as outras vacinas, no entanto, a Coronavac ainda precisa ser aprovada pela Anvisa para poder ser aplicada no Brasil.
Vacinação em SP
Em entrevista à CNN na quinta-feira (17), João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência de Covid-19 de São Paulo, afirmou que a vacinação contra o novo coronavírus com a Coronavac pode ter início antes mesmo do dia 25 de janeiro de 2021, como havia sido previsto pelo governo.
“O que nós não queremos é atrasar o cronograma. Nós tínhamos planejado o dia 25 de janeiro porque, com a decisão de encaminhar os resultados da fase 3 de forma definitiva no dia 23 de dezembro, imaginávamos que a Anvisa teria 30 dias para fazer a análise do pedido de registro. Só que nós vamos apresentar nas três possibilidades possíveis”, explicou.
(Publicado por: André Rigue)