Consumo consciente: o que é, importância e como adotar no dia a dia
O consumo consciente se preocupa pelos impactos sociais, ambientais e econômicos dos produtos; entenda a importância e como aderir


A ideia do consumo consciente não é nova, mas o entendimento da sua importância tem tomado mais força nos últimos anos.
Não é à toa que o estudo Estilos de Vida da Nielsen, em 2019, descobriu que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.
Mas o que é o consumo consciente, de fato?
E porque as pessoas têm visto ele com mais prioridade? Qual a importância do consumo consciente como consumir conscientemente? Continue lendo para entender melhor.
O que é consumo consciente?
O consumo consciente é uma prática que visa a utilização dos recursos naturais e materiais de forma mais responsável e sustentável, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos que são gerados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.
Isso significa que, ao consumir de forma consciente, as pessoas:
- procuram adquirir produtos que foram produzidos com respeito ao meio ambiente, ou seja, buscam empresas que valorizam esse tipo de consumo e não fazem greenwhasing;
- priorizam a qualidade e durabilidade dos produtos e evitam o desperdício e o consumo excessivo;
- buscam alternativas mais sustentáveis para as suas necessidades cotidianas.
O consumo consciente está relacionado ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos padrões e ao reconhecimento do impacto que cada escolha tem na sociedade e no meio ambiente.
É uma forma de contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Por isso, é tanto uma postura individual quanto uma preocupação coletiva e sistêmica, que depende de pessoas, empresas e governos.
Cenário do consumo consciente no Brasil e no mundo

O tema do consumo consciente no Brasil e no mundo é forte. Ele é uma das prioridades, por exemplo, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU) — e que traz, com esse, 17 objetivos para o planeta.
No Brasil,o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, é responsável por estimular as práticas sustentáveis previstas pela ONU.
Mas o consumo consciente precisa ser entendido como prática dos brasileiros. No estudo da Nielsen mencionado no início desta reportagem, além dos 42%, existem outras estatísticas para se destacar:
- 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos;
- 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais;
- 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.
Mas não é só o Brasil que adere a esse movimento de adoção.
Uma pesquisa de comportamento do consumidor da Deloitte, em 2021, revelou também, como tendência global, que os consumidores estão cada vez mais tomando decisões conscientes com a sustentabilidade e o meio ambiente em mente.
Mais especificamente, essa pesquisa descobriu que 61% das pessoas tentaram ativamente reduzir o uso de plástico de uso único no último ano.
E essa era a ação mais comum que os indivíduos estavam realizando em uma tentativa de viver de forma mais sustentável. Outra importante estatística é que um em cada três consumidores parou de comprar em marcas por motivos éticos ou de sustentabilidade.
E os negócios também percebem esse caminho. De acordo com o relatório “Twenty Years of Ethical Consumerism”, o tamanho dos mercados de consumo ético no Reino Unido cresceu de £ 11,2 bilhões em 1999 para £ 122 bilhões em 2020, por exemplo.
Por que as pessoas estão dando mais importância ao consumo consciente?
Há um movimento de preocupação crescente com o consumo consciente e responsável. Ao se pensar nos brasileiros, entre os fatores, está o fato das pessoas perceberem maior seriedade nos problemas globais.
E, como mostra a pesquisa da Akatu, organização nacional especializada no tema, com a GlobeScan, uma vivência mais direta com problemas como pobreza, poluição das águas e a discriminação contra minorias, passa a ser motivo para adoção desse estilo de vida.
Na pesquisa, os problemas ambientais predominam como mais sérios para os brasileiros, por exemplo. Entre eles, podemos destacar:
- Poluição da água;
- Escassez de alimentos;
- Esgotamento dos recursos naturais;
- Perda de espécies de animais e plantas;
- Escassez de água potável;
- Poluição do ar;
- Desmatamento na floresta amazônica;
- Resíduos de plástico de uso único;
- Mudança climática ou aquecimento global.
Além disso, a análise também destaca o poder do consumidor: ele sabe que tem um grande compromisso na hora de escolher um produto e, com isso, uma responsabilidade socioambiental.
Junta isso, com a digitalização do processo, isso se expande, pois o ambiente virtual facilita a percepção dos problemas que geram a necessidade de se tornar um consumidor consciente.
Como mostra o estudo Meet the 2020 consumers driving change, da IBM, os consumidores ativos de hoje são altamente informados com demandas específicas relativas a preço, ingredientes, opções de entrega e métodos de produção.
Isso ajuda a entender o que são escolhas mais conscientes e, principalmente, a fazê-las.
Benefícios de aderir ao consumo consciente e sustentável

A importância do consumo consciente consumo consciente e responsável está também no fato que ele pode trazer diversos benefícios, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Alguns desses benefícios incluem:
- redução do impacto ambiental: o consumo consciente e sustentável pode ajudar a reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados na produção de bens e serviços, bem como a quantidade de resíduos gerados. Isso contribui para a preservação do meio ambiente e para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas;
- economia financeira: ele pode levar a redução de custos significativas a longo prazo, já que os produtos escolhidos tendem a ser mais duráveis e sustentáveis, evitando gastos desnecessários com reparos ou substituições;
- valorização dos direitos humanos: ao escolher produtos de empresas que valorizam os direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho, por exemplo, o consumidor contribui para a promoção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Como fazer consumo consciente?

Ainda que não sejam apenas ações individuais que possam mudar o futuro do planeta e do meio ambiente, enquanto consumidor consciente, as pessoas podem adotar práticas positivas nesse sentido.
Então, como consumir conscientemente? Algumas formas de fazer isso são:
- Monte um planejamento de compras;
- Reutilize quando for possível;
- Entenda o que é desejo e o que é necessidade;
- Evite desperdiçar alimentos.
Entenda melhor o que cada um desses aspectos significa a seguir.
Monte um planejamento de compras
Montar um planejamento de compras é uma das estratégias mais eficazes para o consumo consciente e sustentável. Aqui, o importante é priorizar a qualidade dos produtos em detrimento da quantidade.
Por essa razão, o planejamento envolve objetivos e prioridades para as compras, levando em conta fatores como a qualidade, a durabilidade, a origem dos produtos e os impactos sociais e ambientais envolvidos em sua produção.
Na hora de planejar, também pesquise as opções disponíveis no mercado, verificando informações sobre a origem dos produtos, condições de produção, composição, certificações e outras informações que garantem a qualidade desse item.
Reutilize quando for possível
Reutilizar é uma das principais estratégias para fazer um consumo consciente e responsável.
Ela contribui para a redução do desperdício de recursos naturais e para a diminuição dos impactos ambientais e sociais decorrentes da produção e do descarte de produtos.
Para issos, é possível seguir algumas dicas e estratégias:
- aproveite embalagens: esses itens de vidro, plástico e papelão podem ser utilizados de diversas formas, como para armazenar alimentos, plantas, materiais de escritório, entre outros;
- faça reparos: antes de descartar um produto que está danificado, avalie se é possível fazer reparos e prolongar a sua vida útil. Isso pode incluir desde costuras em roupas até consertos em aparelhos eletrônicos;
- doe se estiver em bom estado: produtos que ainda estejam em boas condições podem ser doados a instituições de caridade ou a amigos e familiares que precisem. Outra opção também são as compras em brechós;
Entenda o que é desejo e o que é necessidade
Entender a diferença entre desejo e necessidade é essencial para fazer um consumo consciente e sustentável.
Essa dica está muito associada às compras impulsivas.
Muitas vezes, há influências externas — como a propaganda e a pressão social — para consumir produtos que não são realmente essenciais para a pessoa, o que gera desperdício de recursos naturais e impactos negativos no meio ambiente.
É por isso que, antes de comprar um produto, reflita sobre sua utilidade e importância para sua vida. Pergunte-se se ele é realmente necessário e, além disso, se não há alternativas mais sustentáveis e econômicas.
Evite desperdiçar alimentos
Evitar desperdício de alimentos também é uma prática para quem quer aprender como consumir de forma consciente.
Ele não só representa um grande impacto ambiental, mas também uma perda de recursos financeiros e humanos envolvidos na produção, transporte e distribuição dos alimentos.
Para fazer isso, é possível:
- armazene corretamente: é fundamental seguir as recomendações de temperatura e umidade para cada tipo de alimento. Isso prolonga a vida útil dos alimentos e evita a perda desnecessária;
- aproveite as sobras: ao preparar as refeições, aproveite as sobras de alimentos para fazer novas receitas, como sopas, saladas, sanduíches e outras preparações. Isso faz com que você não precise jogar fora algo útil;
- opte por produtos locais e sazonais: prefira produtos que estão em maior oferta e são mais frescos. Isso evita o desperdício de alimentos produzidos em outras regiões e que tiveram que ser transportados por longas distâncias.
Para continuar aprendendo sobre temas semelhantes, continue acompanhando as notícias sobre saúde aqui na CNN!
Resumo
Para resumir o que falamos sobre o tema, então:
- o consumo consciente é uma prática que visa tomar ações de consumo preocupadas com os impactos sociais, ambientais e econômicos que elas podem ter;
- as pessoas estão se movimento mais para se tornar consumidores conscientes;
- vivência direta com problemas pobreza, poluição das águas e discriminações contra minorias, além do meio digital, tem aumentado essa preocupação;
- embora não dependa só disso, montar um planejamento de compras, reutilizar quando for possível e evitar desperdício de alimentos são algumas boas práticas para quem quer saber como consumir de forma consciente.