Conselheiro de Biden diz que sinais sobre gravidade da Ômicron são encorajadores
Segundo Fauci, até agora, apesar de ser cedo para tirar conclusões definitivas "não se pode dizer que a variante apresente um alto grau de gravidade"
O principal conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, Anthony Fauci, afirmou neste domingo (5) que os primeiros sinais sobre a gravidade da variante Ômicron, vindos da África do Sul, são “um tanto encorajadores”. Ele ressaltou ainda que os dados são preliminares ainda. O médico fez a afirmação em entrevista à CNN americana.
Segundo Fauci, até agora, apesar de ser cedo para tirar conclusões definitivas “não se pode dizer que (a variante) apresente um alto grau de gravidade”, afirmou.
“Os sinais sobre a gravidade são um tanto encorajadores.”
Identificada pela primeira vez na África do Sul há menos de um mês, a variante já se espalhou por cerca de 40 países em cinco continentes e apresenta, segundo informações deste período, maior capacidade de infecção do que a variante Delta.
Nos Estados Unidos, o primeiro caso foi registrado há menos de uma semana e já está presente em 15 estados.
Vacinação
Na sexta-feira (3), o diretor do programa de emergência sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse que é hora de distribuir doses de forma mais igualitária ao redor do globo, não de adaptar a composição das vacinas contra Covid-19 à variante Ômicron. Ele acrescentou que os imunizantes utilizados hoje são “altamente eficazes” e que, caso seja necessário “mudá-los”, cientistas já estudam como.
“Agora, não há necessidade de mudar as vacinas que usamos, não há evidência que suporte isso”, disse Ryan, em uma transmissão ao vivo no YouTube.
“Temos vacinas altamente eficazes que estão funcionando. Temos de focar em fazer com que elas sejam mais equitativamente distribuídas. Precisamos vacinar aqueles que mais estão em risco.”
Segundo Alexandre Naime Barbosa, chefe do setor de infectologia da Unesp de Botucatu (SP) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, não é possível afirmar que a nova variante escape à cobertura oferecida pelas vacinas que já estão no mercado. Não houve tempo suficiente ou estudos que demonstrem essa hipótese.
“É preciso um estudo com milhares de pacientes. Os dados, por enquanto, não querem dizer absolutamente nada”, disse.
Ele lembra que o principal objetivo da vacina é impedir o agravamento de casos da doença. Até agora, nenhuma morte foi confirmada pela nova variante.
- 1 de 16
Posto de vacinação no Museu da República, no Catete, no Rio de Janeiro. Veja a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo • Pedro Duran/CNN
- 2 de 16
Enfermeira mostra vacina contra a Covid-19 para mulher no Rio de Janeiro • Mario Tama/Getty Images
- 3 de 16
Enfermeira do SUS aplica vacina contra Covid-19 em homem em sua casa na Rocinha, no Rio, em uma das rondas frequentes que profissionais de saúde fazem na comunidade para imunizar pessoas que não querem ir ao posto • Mario Tama/Getty Images
-
- 4 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo • Reuters/Carla Carniel
- 5 de 16
Enfermeira na campanha de vacinação contra a Covid-19 na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro • Fernando Souza/picture alliance via Getty Images
- 6 de 16
Boris Johnson visita centro de vacinação contra a Covid-19 em Londres • Alberto Pezzali - WPA Pool/Getty Images
-
- 7 de 16
Japonesa faz triagem para ser vacinada contra Covid-19 • Stanislav Kogiku - 2.ago.2021/Pool Photo via AP
- 8 de 16
China vacina estudantes universitários contra a Covid-19 • Costfoto/Barcroft Media via Getty Images
- 9 de 16
Alguns países já fazem a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 • Getty Images (FG Trade)
-
- 10 de 16
Enfermeira aplica vacina em Dhaka, Bangladesh, que pretende imunizar 10 milhões em uma semana • Maruf Rahman / Eyepix Group/Barcroft Media via Getty Images
- 11 de 16
Cidade de Aue-Bad Schlema, na Alemanha, distribui cachorros-quentes gratuitamente para quem apresentar o cartão de vacinação • Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images
- 12 de 16
Vacinação contra Covid-19 em Nova Délhi, na Índia • Adnan Abidi/Reuters
-
- 13 de 16
Homem de 45 anos é vacinado em posto drive-in na cidade de Bhubaneswar, na Índia • STR/NurPhoto via Getty Images
- 14 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em prisão em Harare, Zimbabwe • Tafadzwa Ufumeli/Getty Images
- 15 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Dakar, no Senegal • Fatma Esma Arslan/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 16 de 16
Vacinação contra a Covid-19 em Bangcoc, Tailândia • Reuters/Athit Perawongmetha