Como aliviar desconforto causado pelas cólicas menstruais? Veja 5 dicas
Alguns alimentos podem piorar as dores e, por isso, devem ser evitados durante o período menstrual
O período menstrual, apesar de temporário, pode trazer desconforto que afeta a qualidade de vida, como as cólicas.
Devido às dores, que podem ser intensas, muitas pessoas não conseguem exercer atividades do cotidiano e precisam recorrer aos medicamentos para conseguir aliviar as dores.
“Algumas mulheres experimentam apenas um leve desconforto, enquanto outras sofrem de dores intensas que podem ser debilitantes e inviabilizar atividades do dia a dia. As cólicas podem durar apenas algumas horas ou persistir por vários dias. Algumas mulheres começam a sentir cólicas antes do início do período menstrual e continuam com o desconforto durante todos os dias da menstruação”, explica a ginecologista Mila Miranda.
Quando as cólicas são frequentes e as dores severas, é importante buscar um médico para entender as causas, já que muitas vezes esse desconforto está relacionado a outras doenças, como a endometriose, por exemplo. Mudar alguns hábitos alimentares também ajuda a amenizar as dores.
“Se a paciente apresentar quadro de endometriose, deve evitar a ingestão de carnes em geral, principalmente, as vermelhas. Alimentos considerados inflamatórios também devem ser pouco consumidos ou substituídos. É importante manter um hábito intestinal diário e, para isso, a ingestão de vegetais é importante”, acrescenta Reginaldo Guedes Lopes, ginecologista e diretor de serviço do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
O que pode causar cólicas?
- Ação das prostaglandinas: substâncias químicas que promovem contrações uterinas. Níveis elevados de prostaglandinas estão associados a contrações mais intensas e a dores mais fortes;
- Endometriose: nessa condição o tecido semelhante ao revestimento uterino cresce fora do útero, causando dor intensa, crônica e mais forte no período menstrual;
- Miomas uterinos: tumores benignos no útero que podem causar dor e pressão na pelve;
- Adenomiose: o tecido endometrial cresce dentro das paredes musculares do útero, resultando em cólicas.
Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, alguns alimentos e bebidas podem piorar as dores causadas pelas cólicas e devem ser evitados no período menstrual. Alguns deles são:
- Bebidas com cafeína: café, chá preto, refrigerantes e bebidas energéticas. A cafeína pode causar a contração dos vasos sanguíneos e intensificar a dor menstrual;
- Álcool: O consumo de álcool pode favorecer a desidratação, aumento do inchaço e retenção de líquidos. Também pode interferir nos níveis hormonais e ter impacto na intensidade das cólicas;
- Alimentos ultraprocessados: comida de fastfood, salgadinhos, biscoitos, alimentos enlatados e embutidos podem intensificar a inflamação do corpo, piorar a retenção de líquidos e aumentar as dores;
- Alimentos ricos em gorduras: carnes gordurosas, manteiga, margarina, sorvete e frituras aumentam a produção de prostaglandinas, piorando as contrações uterinas.
Como aliviar o desconforto das cólicas?
Se você sofre de cólicas menstruais, saiba que é possível controlar e minimizar as dores de forma simples e feita em casa mesmo. Com a ajuda dos ginecologistas, listamos cinco delas. Veja abaixo.
- Aplicação de calor: a famosa bolsa de água quente, almofada térmica ou garrafa de água quente podem ser colocadas sobre o abdômen. O calor ajuda a relaxar os músculos uterinos e melhora o fluxo sanguíneo para a região, aliviando as dores.
- Massagem abdominal: fazer massagem no abdômen com os dedos ajuda com efeito calmante e até anti-inflamatório. Para fazer a massagem pode-se usar cremes ou óleos essenciais.
- Chás naturais: chá de camomila, gengibre, hortelã ou canela têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar as cólicas. Além disso, chás quentes proporcionam conforto e relaxamento.
- Exercícios físicos: mesmo que na maioria das vezes as mulheres não tenham vontade de praticar atividades nesse período, é recomendado que façam alguns exercícios leves como caminhada, alongamento ou ioga. A atividade física melhora a circulação, reduz a retenção de líquidos e ainda libera endorfina, hormônio que traz bem-estar.
- Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a diminuir as cólicas. Mas é importante fazer o uso apenas com recomendação médica.