CNN Sinais Vitais é premiado pela Sociedade Interamericana de Imprensa
Episódio sobre cuidados paliativos recebeu prêmio de excelência jornalística na categoria saúde
O episódio “Cuidados paliativos: a medicina que alivia a dor” do programa CNN Sinais Vitais ganhou o Prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa de 2022 na categoria saúde.
A premiação, anunciada no último dia 2, reconhece que a produção trata “com rigorosidade e delicadeza” um assunto “pouco abordado e de alto interesse humano”.
O prêmio é patrocinado pelo Robert Stempel College of Public Health & Social Work e pela Universidade Internacional da Flórida (FIU).
Neste capítulo do programa apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, especialistas e pacientes relatam a importância dos cuidados paliativos — cujo objetivo principal é oferecer conforto, qualidade de vida e alívio do sofrimento àqueles que estão em fim de vida ou que recebem um diagnóstico de uma doença que ameaça a continuidade de suas existências.
Segundo o médico intensivista e paliativista Daniel Neves Forte, o cuidado paliativo não busca cuidar da morte, mas da vida. “As pessoas não querem morrer, elas querem viver bem. Acho que é isso que o cuidado paliativo busca: cuidar da vida, e vida só é vida porque tem morte”, diz.
Acompanhando a rotina em duas unidades de tratamento, uma pública e outra privada, o episódio conta ainda com a experiência de familiares que passam pela experiência.
Assista à íntegra do episódio no vídeo acima.