CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose
Novo episódio do programa comandado pelo Dr. Roberto Kalil vai ao ar neste sábado (23)
O CNN Sinais Vitais, com o Dr. Roberto Kalil, abordará a trombose, que nada mais é do que a formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo e, dependendo do volume desse trombo, ele pode causar a morte.
As principais causas da trombose são: o sedentarismo, o uso de certos medicamentos (principalmente com hormônios), a obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária, fraturas ortopédicas, entre outras.
“10% das mortes dentro dos hospitais ocorrem por embolia pulmonar”, afirmou o Dr. Fábio Henrique Rossi, Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
O tromboembolismo é a 3ª causa de morte dentro das doenças cardiovasculares. Sendo assim, o episódio “Trombose: a importância da prevenção” traz um alerta a todos.
Na pandemia da Covid-19, o número de casos de pessoas com trombose aumentou. Cerca de 16% dos pacientes infectados com o coronavírus tiveram trombose.
É o caso do empresário Wendolino Israel. Aos 65 anos, ele teve uma embolia pulmonar dentro da UTI, ainda se recuperando da Covid-19.
O cardiologista e professor titular da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA), Renato Lopes, publicou na Revista Lancet um estudo que determinou um novo protocolo com o uso de coagulantes para pacientes internados dentro da UTI. Ele é o médico com mais estudos de trombose publicados no Brasil.
“O Brasil é referência no mundo em tratamento de trombose. As instituições estão se unindo em pró da ciência e conseguimos resultados até mais rápidos do que os Estados Unidos e Europa. O mundo passou a seguir nossos resultados”, completa Lopes.
A equipe do CNN Sinais Vitais conta ainda a história da jovem Beatriz Almeida que é publicitária. Por causa do uso precoce do anticoncepcional por um longo período, ela teve trombose aos 23 anos.
Ela fez o procedimento de angioplastia para colocar um stent na veia e, assim, liberar espaço para a circulação do sangue. A reportagem do programa também acompanhou este procedimento em outro paciente dentro do Hospital Dante Pazzanese.
O CNN Sinais Vitais, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar no sábado (23), às 19h15, na CNN Brasil.