Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça os mitos e verdades sobre os benefícios do vinagre de maçã

    CNN conversou com especialistas para descobrir quais são as verdadeiras propriedades do vinagre de maçã para a saúde e bem-estar

    Da CNN , Por Sandee LaMotte, da CNN

    Quais são os reais benefícios do vinagre de maçã, de acordo com a ciência? A CNN perguntou a sete especialistas e analisou dezenas de estudos para apresentar os fatos para você.

    O vinagre de maçã é um dos produtos naturais mais usados pelas pessoas para cuidar da saúde, com afirmações de quem usa de que ele pode fazer quase tudo, incluindo higienizar escovas de dente, curar diabetes e reduzir medidas.

    Entenda para que serve o vinagre de maçã, quais são seus reais benefícios e confira mitos e verdades sobre o produto.

    Quais são os principais benefícios do vinagre de maçã?

    Muitos usos do vinagre relacionados à saúde, limpeza e efeitos estéticos tornaram-se populares ao longo dos anos, mas é importante ter cautela com informações sem comprovação.

    Produzido a partir da fermentação de frutas ou cereais, o vinagre é normalmente utilizado como tempero, mas suas propriedades podem trazer outros benefícios.

    O ideal é, antes de incluir o vinagre na rotina, consultar um médico para entender suas aplicações e indicações de uso de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

    Então o vinagre de maçã é bom para que? De acordo com especialistas, existem alguns benefícios investigados e comprovados pela ciência.

    Conheça alguns deles a seguir e saiba para que serve o vinagre de maçã.

    Redução do açúcar no sangue

    Vantagens do vinagre de maçã
    Vantagens do vinagre de maçã / Imagem: Pexels/ Stefan Rutkowski

    Carol Johnston, professora de nutrição e reitora do College of Health Solutions, da Universidade Estadual do Arizona, reforça que nenhum estudo comprovou o combate à diabetes, mas alguns mostram que o ácido acético pode reduzir o açúcar no sangue.

    Um ensaio clínico de 2019 encontrou “uma diminuição de 10 pontos nas concentrações de glicose em jejum” entre aqueles que “usavam duas colheres de vinagre em um copo d’água duas vezes ao dia (no almoço e no jantar).”, disse a pesquisadora.

    Na pesquisa de Johnston, as pessoas que mais se beneficiaram com o uso do vinagre eram indivíduos com pré-diabetes. A resposta antiglicêmica pode ser induzida por qualquer tipo de vinagre, mas só funcionou na presença de um amido, ela enfatizou.

    Se você decidir usar vinagre de maçã, não deixe de avisar o seu médico, disse a nutricionista Lisa Drayer, que contribui para a CNN. Segundo ela, o produto pode amplificar os efeitos de remédios para diabetes.

    Perda de peso

    A perda de peso é um dos benefícios do vinagre de maçã mais buscados por quem adere ao uso do produto, e há algumas evidências de que ele realmente pode ajudar.

    O estudo mais citado foi feito com 175 japoneses acima do peso, mas saudáveis. O tratamento de 12 semanas produziu reduções de peso, índice de massa corporal, gordura visceral, medidas da cintura e níveis de triglicerídeos.

    Se você estiver usando vinagre de maçã ou outros vinagres como parte de um programa geral, combinando com uma dieta saudável e exercícios, isso pode ajudar, disse Drayer.

    Ela sugeriu usar vinagre balsâmico em saladas, na proporção de 4: 1 com óleo, ou adicioná-lo a molhos para aves e peixes.

    “Se você estiver fazendo todas as outras coisas para perder peso, isso pode dar uma ligeira vantagem. Além disso, pode ser bom incluir água, pois ela faz você se sentir satisfeito”, disse Drayer.

    Tratamento de picadas de mosquitos

    Segundo a dermatologista Marie Jhin, porta-voz da American Academy of Dermatology, um dos benefícios do vinagre de maçã com o qual ela pode concordar é o tratamento de picadas.

    “Eu adoro (usar em) picadas, especialmente picadas de mosquitos”, revelou a especialista.

    “É um remédio caseiro muito subutilizado. Se você receber muitas picadas, coloque dois copos de vinagre em uma banheira cheia de água e mergulhe. Vai ajudar com a coceira”, disse ela.

    Limpeza doméstica

    Por causa das propriedades antimicrobianas do vinagre, ele é frequentemente sugerido para ajudar na limpeza doméstica. O ácido é eficaz contra o mofo e o vinagre de maçã é biodegradável.

    Assim como a espuma de sabão, ele é ótimo contra sujeira alcalina e resquícios de minerais que vêm junto com a água da torneira por causa de seu baixo pH.

    Um estudo conduzido em 2000 não mostrou nenhum impacto real contra E. coli ou S. aureus, a bactéria estafilococo comum responsável pela maioria das infecções de pele e tecidos moles, mas apontou outros benefícios.

    Segundo a pesquisa, os vinagres são eficazes contra a bactéria Pseudomonas aeruginosa, encontrada principalmente em hospitais e banheiras de hidromassagem não tratadas, assim como contra Salmonella enterica, uma versão rara transmitida por porcos.

    Para que serve o vinagre de maçã
    Para que serve o vinagre de maçã / Imagem: Pexels/Polina Tankilevitch

    No entanto, a substância não pode ser misturada com água sanitária ou amônia, porque pode criar gases tóxicos de cloro ou cloramina.

    Conservação de alimentos

    Usado durante séculos para conservar alimentos como picles e ovo de codorna, o vinagre está se tornando popular como conservante natural em produtos processados.

    A maioria das conservas caseiras usa vinagre branco destilado 5% porque não afeta a cor dos vegetais ou frutas, mas o vinagre de maçã é uma escolha popular devido ao seu sabor suave e frutado.

    No entanto, isso pode deixar a maioria das frutas e vegetais escuros.

    Outro uso popular é na lavagem de alimentos para reduzir bactérias ou vírus em frutas e vegetais. Estudos tiveram resultados variados e a eficiência pode depender do tipo de fruta ou vegetal e do tempo mergulhado na solução de vinagre.

    O Centro Nacional de Colaboração para Saúde Ambiental do Canadá afirma que os vinagres “podem danificar as propriedades organolépticas dos produtos” – ou seja, seu sabor e cheiro – e têm “eficácia antimicrobiana limitada”.

    Aumenta a saciedade

    Um dos benefícios do vinagre de maçã, apontado por um estudo publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition, é o aumento na sensação de saciedade.

    A pesquisa, realizada com um grupo de 12 pessoas, mostrou que os indivíduos que consumiram vinagre antes do café da manhã (com pão branco) sentiram-se mais satisfeitos em um período de 90 minutos após a refeição.

    Fornece energia para os músculos

    Outro estudo, realizado com ratos, revelou o potencial do vinagre no processo de recuperação da fadiga.

    De acordo com os resultados observados, o consumo do vinagre – não apenas de maçã, mas de qualquer tipo – pode contribuir para o processo de transformação de carboidratos em energia no organismo.

    O artigo explica que isso acontece devido ao ácido acético presente no vinagre, que aumenta a reposição de outra substância, o glicogênio, no fígado e no sistema muscular esquelético – responsável pela postura e pelos movimentos voluntários do corpo.

    Prevenção à anemia

    O vinagre produzido com a maçã conta com diferentes minerais na sua composição. Segundo estudo publicado pelo Life, jornal especializado em pesquisas científicas, essas substâncias atuam na produção de células sanguíneas.

    Por isso, o combate da anemia, causada pela deficiência de ferro no organismo, também aparece entre os benefícios do vinagre de maçã.

    Além disso, a pesquisa relata que o ácido cítrico presente no produto pode potencializar a absorção de ferro pelo intestino.

    A capacidade antioxidante identificada pelo estudo também indica os benefícios do vinagre de maçã na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como é o caso da diabetes, por exemplo.

    Atuação anti-inflamatória

    Outro benefício relacionado à capacidade antioxidante do vinagre, elencada pelo estudo publicado no Life, é a ação anti-inflamatória.

    Essa proteção ao estresse oxidativo é ligada a presença de substâncias como os polifenóis e flavonoides, que tem essa função antioxidante.

    A pesquisa destaca o ácido ferúlico como uma das moléculas presentes no vinagre como um desses agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

    Além da anemia e do combate a inflamações de maneira geral no organismo, essas substâncias também podem contribuir para redução de danos hepáticos e renais.

    Prevenção a doenças cardíacas

    Benefícios do vinagre de maçã
    Benefícios do vinagre de maçã / Imagem: Unsplash/Christopher Beloch

    Estudos mostram que o vinagre pode reduzir a pressão arterial, triglicerídeos e colesterol total em roedores alimentados com uma dieta rica em gordura e colesterol.

    Freeman, que atua no conselho de prevenção do Colégio Americano de Cardiologia, em Washington, disse que pode haver algum benefício ao coração devido às suas propriedades antioxidantes, como outras frutas e vegetais saudáveis, como brócolis e mirtilo.

    “Existem alguns indicadores de que o uso do vinagre pode melhorar a saúde arterial e o colesterol no sangue, e há ainda mais poder se combinado com vegetais de folhas verdes”, disse Freeman.

    “Os dados não são particularmente fortes ou definitivos, mas a saúde vascular pode ser melhorada”, disse Freeman.

    “O melhor para evitar doenças cardíacas é fazer exercícios e seguir uma dieta baseada em vegetais com baixo teor de gordura.”

    Freeman recomenda ainda o uso de vinagre de maçã ou outros vinagres em saladas para maximizar os benefícios e reduzir quaisquer reações à acidez.

    Mitos e verdades sobre os benefícios do vinagre de maçã

    Existem diferentes crenças sobre os benefícios de tomar vinagre de maçã, usá-lo como tempero ou solução diluída, mas nem todos são cientificamente comprovados.

    Apesar dos pontos positivos, existem também algumas desvantagens sérias no uso do vinagre se usado com força total e de forma inadequada. Como os especialistas sugerem, certifique-se de verificar com seu médico antes de usar.

    “Quando você faz uma pesquisa por vinagre de maçã, você vê muitas alegações e as pessoas acabam aderindo em busca de uma cura natural para tudo “, disse Drayer.

    “Se alguma dessas afirmações é baseada na ciência, aí é outra questão.”

    Recomenda-se atenção com algumas indicações encontradas na internet. Confira os principais mitos e verdades sobre, de acordo com especialistas.

    Limpeza e clareamento de dentes

    “Você está colocando ácido nos dentes, a última coisa que você deveria fazer para melhorar sua saúde bucal”, disse a dentista de Chicago e porta-voz da American Dental Association, Alice Boghosian.

    “Qualquer coisa ácida que entre em contato com os dentes desgastará o esmalte, a camada protetora, e isso causará cáries”, acrescentou Boghosian.

    Um pH de 7 é neutro e qualquer outro abaixo deste valor é ácido, disse Boghosian, acrescentando que muitos dos populares vinagres de maçã estão na faixa de pH de 2 a 3, quase o mesmo que o ácido do estômago.

    Um artigo publicado por Johnston também apontou que o vinagre pode corroer o esmalte dos dentes.

    Outros textos promovem o enxágue da boca com vinagre de maçã, molhar dentaduras com uma mistura diluída ou usá-la para limpar escovas de dentes, mas essas práticas podem prejudicar a saúde dental e afetar as próteses, explicou Boghosian.

    Combate o envelhecimento e acne

    A internet também apresenta outros benefícios do vinagre de maçã, incluindo o poder de tratar infecções de pele e acne, e até prorrogar o envelhecimento.

    “Vai secar uma espinha, mas não é um método antienvelhecimento. Eu não recomendaria, temos métodos muito mais eficazes e seguros hoje do que esse”, disse a dermatologista Marie Jhin.

    Propriedades do vinagre de maçã
    Propriedades do vinagre de maçã / Imagem: Pexels/EKATERINA BOLOVTSOVA

    Outra relação feita pela internet é em relação ao combate de piolhos. No entanto, um estudo descobriu que o vinagre é o método natural menos eficaz para eliminar o inseto.

    Remoção de verrugas

    Marie Jhin explica que as verrugas são causadas por vírus e não têm cura, mas podem ser retiradas de forma segura em consultório, cortadas ou queimadas com nitrogênio líquido.

    “Você pode passar uma versão diluída de vinagre de maçã em uma verruga com um cotonete e isso vai ajudar a remover a pele morta, mas não será tão rápido ou eficaz quanto o que fazemos no consultório”, disse ela.

    Outro porta-voz da American Academy of Dermatology, Michael Lin, diretor do Instituto de Dermatologia Avançada e Câncer de Pele em Beverly Hills, tem uma perspectiva mais negativa sobre o uso doméstico para essa finalidade.

    “Um exemplo terrível foi um homem tentando tratar verrugas genitais. Quando ele entrou no escritório, a área inteira estava queimada pelo vinagre. Ele provavelmente terá cicatrizes permanentes”, contou.

    “Se você decidir usar vinagre de maçã, tente comprar uma marca que indique claramente o nível de acidez. E faça o que fizer, não use com força total”, recomendou. Ele sugeriu uma proporção de 1:10.

    Prevenção ao câncer

    Cientistas japoneses inibiram o desenvolvimento da leucemia e de outras células cancerosas em placas de Petri, expondo-as ao vinagre de cana-de-açúcar e ao vinagre de arroz japonês.

    Outros estudos mostraram uma redução nos tumores e uma vida prolongada ao adicionar vinagres de arroz à água potável e à comida em ratos e camundongos, respectivamente.

    Mas estudos em humanos são inexistentes.

    Tosse e dor de garganta

    A American Academy of Pediatrics não tem uma posição oficial sobre o uso de qualquer tipo de vinagre como um auxílio à saúde. No entanto, a porta-voz, Jennifer Shu, recomenda cautela.

    “Eu pensaria que o vinagre irritaria ainda mais a garganta, mas diluí-lo e misturá-lo com outros ingredientes, como sal ou mel, pode diminuir a dor”, disse Shu, pediatra de Atlanta e autora do livro Food Fights, sobre nutrição infantil.

    Johnston, da Universidade do Arizona, adverte sobre o risco de, ao tomar vinagre, inalá-lo sem querer e machucar os pulmões.

    “O vinagre tem um cheiro forte e um gosto amargo, então, se você levá-lo para os pulmões enquanto engole pode queimar um pouco, porque é um ácido”, explicou a especialista.

    “Também pode queimar o esôfago e, se você está predisposto a refluxo, úlceras ou problemas estomacais, isso certamente pode piorar tudo”, disse Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular do National Jewish Health, em Denver.

    Dicas para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã

    Com mitos e verdades, o vinagre tem pontos positivos para saúde e para usos gerais, como limpeza doméstica, indicados em estudos e pesquisas científicas.

    Para aproveitar esses benefícios do vinagre de maçã, é possível inseri-lo na rotina de diferentes maneiras. Entre elas, algumas ações práticas são:

    • dilui-lo com água e aplicar na pele com algodão;
    • utilizá-lo como tempero em saladas;
    • consumir o vinagre com alimentos;
    • diluí-lo com outros ingredientes.

    Antes de colocar qualquer uma dessas ações em prática, lembre-se de consultar um especialista para receber as orientações adequadas de uso.

    Existe alguma contraindicação?

    Contraindicações do vinagre de maçã
    Contraindicações do vinagre de maçã / Imagem: Unsplash/Towfiqu barbhuiya

    Pessoas com problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a algum elemento presente na composição do vinagre de maçã devem evitar seu consumo.

    Além disso, não é indicado consumir o produto em jejum, uma vez que ele tende a aumentar a acidez do estômago e isso pode gerar desconfortos gastrointestinais.

    Possíveis efeitos colaterais do vinagre de maçã

    Apesar dos benefícios do vinagre de maçã, é necessário ficar atento aos possíveis efeitos colaterais da ingestão no organismo.

    Quando ingerido em grandes quantidades, o vinagre pode causar algumas reações no corpo, como o aumento da acidez estomacal citado anteriormente.

    Além desse desconforto, o efeito do ácido no estômago também pode piorar lesões no órgão, como úlceras. Outros possíveis efeitos são:

    • dificuldade de digestão;
    • perda da densidade muscular;
    • sensação de queimação na garganta;
    • enfraquecimento do esmalte dentário.

    Tópicos